Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60200
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Marcia Regina | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Cintia Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T13:46:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T13:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cintia Gonçalves dos. As narrativas de boas práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos: Estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60200 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se concentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas e emancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimento a pesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas da inclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitem aprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas com professores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas em sua ação educativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação para os Privados de Liberdade | pt_BR |
dc.title | Narrativas de boas práticas de ensino na Educação de Jovens e Adultos : estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5172607324021936 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7373658007843360 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates best teaching practices that promote the inclusion of diversity in educational action in classes for Youth and Adult Education. The study focuses on discovering effective methods that enable meaningful and emancipatory learning experiences for Youth and Adult Education students, taking into account the diversity present in these classes. From a methodological standpoint, the approach includes qualitative narrative research, quantitative descriptive analysis, and case studies examining the daily school environment across three pillars: 1. Pedagogical conceptions for Youth and Adult Education; 2. Contributions of public policies to educational practice for Youth and Adult Education; 3. Narratives of diversity inclusion in educational action. It explores dynamics, methodologies, and strategies that teachers are using in pedagogical practice to enable significant, emancipatory, and diversity-inclusive learning for Youth and Adult Education students. The study also considers official documents and episodic interviews with teachers from the State School Irmã Dulce who develop good practices in their educational action. The empirical field will take place in the context of the school at the Female Penitentiary Unit of Abreu e Lima, in the Youth and Adult Education modality. The narrative perspective will contribute to making the complexity of the school environment's diversity and its particularities more explicit through the voices of the involved actors and the accounts of their experiences, which will significantly favor our study. The research hopes to offer substantial improvements to the quality and effectiveness of the education provided to this group, with the ultimate goal of facilitating their reintegration into society. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8528377297670214 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cintia Gonçalves dos Santos.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons