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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60193

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Título: A questão ética no ensino de filosofia : o recorte da alteridade numa perspectiva dusseliana
Autor(es): FRAGA, Ivan Macedo
Palavras-chave: Ética; Libertação; Alteridade
Data do documento: 14-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRAGA, Ivan Macedo. A questão ética no ensino de filosofia: o recorte da alteridade numa perspectiva dusseliana. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho surgiu a partir da constatação da ausência de conteúdos de Ética da Libertação nos livros didáticos de filosofia adotados no ensino de filosofia na educação básica do Brasil. Por muito tempo nossa filosofia foi um pensamento sobre o pensa- mento europeu e não sobre a realidade da América Latina. Este fato concreto refletiu- se no próprio ensino na educação básica, visto que não há nada a respeito da Filosofia da Libertação nos livros didáticos e muito menos sobre Ética da Libertação. Visando introduzir um ensino de filosofia para além dos conteúdos filosóficos do eixo euro- estadunidense, procurou-se, por meio desta pesquisa, apresentar um programa de aulas sobre Ètica da Libertação a partir dos textos do filósofo argentino Enrique Dus- sel. Estas aulas foram ministradas ao longo de quatro encontros com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio numa escola estadual no interior de Alagoas. Ao con- trário dos sistemas helenocêntricos, a Ética da Libertação é uma forma de pensar criticamente a Ética a partir da situação das vítimas, dos pobres, dos marginalizados e excluídos. Inspirado em autores como Leopoldo Zea, Emmanuel Lévinas e Fals Borba, o filósofo argentino elabora uma ética que critica o reducionismo eurocêntrico da filosofia fechada em si mesma para discutir a questão ética a partir da periferia global. A ética dusseliana, que nasceu fora do circuito euro-americano, situa-se no contexto da globalização e tem como princípios a afirmação da vida e da alteridade humana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60193
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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