Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191

Share on

Title: Ensino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa : energia mecânica
Authors: LIMA, Carina Cristina Oliveira de
Keywords: Ensino por investigação; Brinquedos; Energia mecânica
Issue Date: 16-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LIMA, Carina Cristina Oliveira de. Ensino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa: energia mecânica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho busca auxiliar professores e alunos do ensino médio a melhorar o interesse e desempenho na disciplina de física. Onde muitas vezes as aulas são apenas explanadas com a teoria de forma expositiva, aplicando equações em questões objetivas com alternativas fechadas. Buscando a construção de uma aprendizagem significativa, e formas de mostrar aos alunos aplicações práticas de teorias e cálculos estudados nos livros, foi construída uma sequência didática com cinco atividades experimentais, explorando os conteúdos de Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Para o desenvolvimento das atividades utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo. O professor acompanha a montagem do aparato experimental e a coleta de dados, buscando confiabilidade ao processo, o desenvolvimento dos cálculos, construção de tabelas, gráficos e comentários sobre as atividades realizadas é feito pelos alunos. Esta proposta busca assim a construção de uma aprendizagem que traga significado para os alunos, onde os mesmos puderam observar a utilização de fenômenos físicos em elementos simples de sua rotina, mostrando que eles são agentes ativos de sua própria história. Utilizando como fundamentação os Campos Conceituais de Vergnaud, propondo um ensino por investigação no modelo de laboratório aberto. A aplicação do produto educacional elaborado foi realizado com grupos de dois alunos, baseado na teoria sociointeracionista de Levy Vygotsky onde a interação social e a mediação do professor exercem pepel fundamental na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Carina Cristina Oliveira de Lima.pdf14,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons