Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorLIMA, Carina Cristina Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-02-03T12:08:11Z-
dc.date.available2025-02-03T12:08:11Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationLIMA, Carina Cristina Oliveira de. Ensino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa: energia mecânica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60191-
dc.description.abstractEste trabalho busca auxiliar professores e alunos do ensino médio a melhorar o interesse e desempenho na disciplina de física. Onde muitas vezes as aulas são apenas explanadas com a teoria de forma expositiva, aplicando equações em questões objetivas com alternativas fechadas. Buscando a construção de uma aprendizagem significativa, e formas de mostrar aos alunos aplicações práticas de teorias e cálculos estudados nos livros, foi construída uma sequência didática com cinco atividades experimentais, explorando os conteúdos de Lei de Hooke, Energia mecânica (cinética, potencial elástica e potencial gravitacional), sua dissipação, conservação e transformação. Para o desenvolvimento das atividades utilizamos brinquedos e materiais de baixo custo. O professor acompanha a montagem do aparato experimental e a coleta de dados, buscando confiabilidade ao processo, o desenvolvimento dos cálculos, construção de tabelas, gráficos e comentários sobre as atividades realizadas é feito pelos alunos. Esta proposta busca assim a construção de uma aprendizagem que traga significado para os alunos, onde os mesmos puderam observar a utilização de fenômenos físicos em elementos simples de sua rotina, mostrando que eles são agentes ativos de sua própria história. Utilizando como fundamentação os Campos Conceituais de Vergnaud, propondo um ensino por investigação no modelo de laboratório aberto. A aplicação do produto educacional elaborado foi realizado com grupos de dois alunos, baseado na teoria sociointeracionista de Levy Vygotsky onde a interação social e a mediação do professor exercem pepel fundamental na construção do conhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectEnergia mecânicapt_BR
dc.titleEnsino por investigação utilizando brinquedos em busca de uma aprendizagem significativa : energia mecânicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4156129954038139pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to help high school teachers and students improve interest and performance in the subject of physics. Where classes are often just explained with theory in an expository way, applying equations to objective questions with closed alternatives. Seeking to build meaningful learning, and ways to show students practical applications of theories and calculations studied in books, a didactic sequence was constructed with five experimental activities, exploring the contents of Hooke's Law, Mechanical Energy (kinetic, elastic potential and gravitational potential), its dissipation, conservation and transformation. To develop the activities, we use low-cost toys and materials. The teacher monitors the assembly of the experimental apparatus and data collection, seeking reliability in the process, the development of calculations, construction of tables, graphs and comments on the activities carried out is done by the students. This proposal thus seeks to build learning that brings meaning to students, where they can observe the use of physical phenomena in simple elements of their routine, showing that they are active agents of their own history. Using Vergnaud's Conceptual Fields as a basis, proposing research-based teaching in the open laboratory model. The application of the educational product developed was carried out with groups of two students, based on Levy Vygotsky's socio-interactionist theory where social interaction and teacher mediation play a fundamental role in the construction of knowledge.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carina Cristina Oliveira de Lima.pdf14,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons