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Título : Uma cartografia das mulheres negras em cargo de gestão nas escolas da rede municipal do Recife
Autor : FARIAS, Maria Juliana dos Santos
Palabras clave : Mulheres negras; Gestão escolar; Raça
Fecha de publicación : 11-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FARIAS, Maria Juliana dos Santos. Uma cartografia das mulheres negras em cargo de gestão nas escolas da rede municipal do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A presente pesquisa versa sobre a peculiaridade da participação de mulheres negras que atuam na Gestão de Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife e ao modo como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Considera- se pertinente evidenciar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativa para toda a comunidade escolar na qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o “estar” na escola. O método empregado no presente estudo foi o cartográfico, por se tratar de buscarmos uma pesquisa que estivesse em sintonia com o caráter processual da investigação e por nos basearmos numa proposta de transversalidade, através da qual houve um movimento de conversa entre as realidades das mulheres sujeitos da pesquisa. A abordagem foi qualiquantitativa, utilizando mecanismos como aplicação de formulários do Google Forms e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi analisar como tem se dado a ocupação de mulheres negras em cargos de gestão escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, percebendo o quantitativo de posições ocupadas por esse grupo e correlacionando a experiência de vida e o itinerário formativo com os seus contextos de experiência profissional. Enquanto objetivos específicos, buscamos: mapear as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres negras em cargos de liderança nas escolas da Rede Municipal do Recife; analisar a trajetória dessas profissionais pela perspectiva do gênero e da raça, localizando dificuldades singulares em um campo mais amplo da estrutura racista e misógina no interior do capitalismo contemporâneo; e promover um evento (roda de diálogo) com as gestoras da pesquisa de modo a abordar a temática proposta junto aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Recife, proposta que caracterizou o Produto Técnico da pesquisa. Os estudos a respeito da atuação de mulheres negras ocupando posições de liderança em Gestão Escolar contribuíram para que ampliemos o nosso olhar acerca das dificuldades enfrentadas por esse grupo, bem como nos possibilitou repensar e estabelecer conexões entre as disparidades sociais e econômicas, à luz de marcadores como gênero, raça e classe social. Os sujeitos participantes da pesquisa foram gestoras negras de 4 (quatro) escolas públicas da Rede Municipal do Recife. Ao final desse trabalho, constatou-se que, embora diante de cenários desfavoráveis, as mulheres negras são maioria na Rede de Ensino no Recife e, a partir de seus relatos e trajetórias, buscam transformar os marcadores de opressão e subalternidade em vivências que estimulem, no chão das escolas nas quais estão atuando, oportunidades de uma construção pautada em dirimir as desigualdades movidas pelos marcadores de gênero, raça e classe social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60189
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

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