Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60189
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VALERIO, Raphael Guazzelli | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Maria Juliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T11:58:25Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T11:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-11 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Maria Juliana dos Santos. Uma cartografia das mulheres negras em cargo de gestão nas escolas da rede municipal do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60189 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa versa sobre a peculiaridade da participação de mulheres negras que atuam na Gestão de Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife e ao modo como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Considera- se pertinente evidenciar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativa para toda a comunidade escolar na qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o “estar” na escola. O método empregado no presente estudo foi o cartográfico, por se tratar de buscarmos uma pesquisa que estivesse em sintonia com o caráter processual da investigação e por nos basearmos numa proposta de transversalidade, através da qual houve um movimento de conversa entre as realidades das mulheres sujeitos da pesquisa. A abordagem foi qualiquantitativa, utilizando mecanismos como aplicação de formulários do Google Forms e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi analisar como tem se dado a ocupação de mulheres negras em cargos de gestão escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, percebendo o quantitativo de posições ocupadas por esse grupo e correlacionando a experiência de vida e o itinerário formativo com os seus contextos de experiência profissional. Enquanto objetivos específicos, buscamos: mapear as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres negras em cargos de liderança nas escolas da Rede Municipal do Recife; analisar a trajetória dessas profissionais pela perspectiva do gênero e da raça, localizando dificuldades singulares em um campo mais amplo da estrutura racista e misógina no interior do capitalismo contemporâneo; e promover um evento (roda de diálogo) com as gestoras da pesquisa de modo a abordar a temática proposta junto aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Recife, proposta que caracterizou o Produto Técnico da pesquisa. Os estudos a respeito da atuação de mulheres negras ocupando posições de liderança em Gestão Escolar contribuíram para que ampliemos o nosso olhar acerca das dificuldades enfrentadas por esse grupo, bem como nos possibilitou repensar e estabelecer conexões entre as disparidades sociais e econômicas, à luz de marcadores como gênero, raça e classe social. Os sujeitos participantes da pesquisa foram gestoras negras de 4 (quatro) escolas públicas da Rede Municipal do Recife. Ao final desse trabalho, constatou-se que, embora diante de cenários desfavoráveis, as mulheres negras são maioria na Rede de Ensino no Recife e, a partir de seus relatos e trajetórias, buscam transformar os marcadores de opressão e subalternidade em vivências que estimulem, no chão das escolas nas quais estão atuando, oportunidades de uma construção pautada em dirimir as desigualdades movidas pelos marcadores de gênero, raça e classe social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.title | Uma cartografia das mulheres negras em cargo de gestão nas escolas da rede municipal do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1523506291880930 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6856215619355851 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research focuses on the peculiarity of the participation of black women who work in the Management of Public Schools in the Recife Municipal Network, and how this action can contribute to the process of affirming the identities of black women, whose trajectories, historically, were silenced. It is considered pertinent to highlight how a black manager occupying a leadership space in the school context can be representative of the entire school community in which she is included and how this can impact racial issues that involve ‘being’ at school. The method used in the present study was cartographic, as we sought research that is in tune with the procedural nature of the investigation, and based on a transversal proposal, through which there was a movement of conversation between the realities of the women subjects. of the research. The approach was qualitative and quantitative, using mechanisms such as the application of Google Forms and semi-structured interviews, whose general objective was to analyze how black women have been employed in school management positions in schools in the Recife municipal education network, understanding the number of positions occupied by this group, and correlating the life experience, the training itinerary with their context of professional experience and specific objectives: Map the academic and professional trajectories of black women in leadership positions in schools in the Recife municipal network, Analyze the trajectory of these professionals from the perspective of gender and race, locating unique difficulties in a broader field of racist and misogynistic structure within contemporary capitalism and Promoting an event (Dialogue Circle) with the research managers with the proposed theme with professionals from education from the Recife Municipal Education Network, which characterized the Technical Product of the research. Studies regarding the performance of black women occupying leadership positions in school management have helped us broaden our view of the difficulties faced by this group, as well as enabling us to rethink and establish connections between social and economic disparities in the light of markers such as gender, race and social class. The subjects participating in the research were black managers from 4(four) public schools in the Recife Municipal Network. At the end of this work it was found that, despite unfavorable scenarios, black women are the majority in the Recife Education Network, and the Based on their stories and trajectories, they seek to transform the markers of oppression and subalternity into experiences that stimulate, on the floor of the schools in which they are operating, opportunities for construction based on resolving inequalities driven by markers of gender, race and social class. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Juliana dos Santos Farias.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons