Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60183

Compartilhe esta página

Título: Conselhos escolares: modos de atuação e contribuições para o processo de democratização da gestão escolar
Autor(es): SANTANA, Naára Maria alves de
Palavras-chave: Conselho Escolar; Atuação; Democratização; Gestão Escolar
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: SANTANA, Naára Maria Alves de. Conselhos Escolares: Modos de atuação e contribuições para o processo de democratização da Gestão Escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi identificar como os Conselhos Escolares se organizam, funcionam e contribuem para a democratização da gestão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de campo, desenvolvida em três escolas municipais do Recife. O estudo foi realizado utilizando-se a entrevista semiestruturada. Participaram 12 representantes de diferentes segmentos do Conselho Escolar, a saber: gestão, família/comunidade, funcionários e professores. Organizamos os depoimentos das entrevistas em categorias, que demonstram as formas de ingresso dos representantes na função; finalidades e composição; frequência às reuniões e modos de registro; pautas das reuniões; autonomia e poder de decisão dos representantes; contribuições do conselho para melhoria do trabalho e democratização da gestão escolar. Os achados da pesquisa convergem para a compreensão do Conselho Escolar como uma instância relevante nas escolas e, mesmo que não venha funcionando a contento, tem potencial para democratizar a escola pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60183
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- NAÁRA MARIA ALVES DE SANTANA.docx.pdf341,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons