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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60098
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Título: | Por uma educação linguística como prática da liberdade : a interculturalidade crítica na sala de aula de língua inglesa |
Autor(es): | RICHTER, Carla Lima |
Palavras-chave: | educação linguística; interculturalidade crítica; linguística aplicada |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | RICHTER, Carla Lima. Por uma educação linguística como prática da liberdade: a interculturalidade crítica na sala de aula de língua inglesa. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Pautada numa concepção transgressiva de educação linguística, esta pesquisa se funda nos princípios da Linguística Aplicada (Kleiman, 1998; Moita Lopes, 2006, 2013; Rajagopalan, 2005; Pennycook & Makoni, 2020) e na interculturalidade crítica (Kramsch, 1998, Mignolo, 2011; Mignolo & Walsh, 2018 Candau,2012;Hua, 2014; Dervin, 2016) como projeto político-pedagógico para analisar como as perguntas e a argumentação na perspectiva enunciativo-dialógica impactam o desenvolvimento de saberes e práticas interculturais no diálogo entre estudantes internacionais de língua inglesa de dois cursos distintos de uma universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, Canadá; a saber, English for Academic Purposes e Global Citizenship Through English. Metodologicamente, seguimos os preceitos de uma pesquisa qualitativa, pois o objetivo é entender a realidade a partir dos significados compartilhados ao longo das aulas (Liberali & Liberali, 2011). A pesquisa é de natureza interpretativista e dedutiva. Examinamos as interações ao longo de duas semanas de aula e analisamos duas entrevistas semiestruturadas com os professores das turmas focais a partir de um paradigma crítico, buscando entender o papel das perguntas para a construção de saberes e práticas interculturais no ensino de língua inglesa com vistas a uma educação linguística comprometida com uma práxis decolonial, de acolhimento, pertença e, sobretudo, liberdade. As categorias de análise foram criadas com base nos conceitos bakhtinianos de alteridade, diálogo, dialogismo excedente de visão e exotopia. Os resultados indicam que as perguntas que promovem o diálogo como possibilidade de acolhimento podem contribuir para a construção de novos saberes interculturais e de reposicionamentos com o Outro como forma de transformar realidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60098 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística |
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