Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60098
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | RICHTER, Carla Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T13:58:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T13:58:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | RICHTER, Carla Lima. Por uma educação linguística como prática da liberdade: a interculturalidade crítica na sala de aula de língua inglesa. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60098 | - |
dc.description.abstract | Pautada numa concepção transgressiva de educação linguística, esta pesquisa se funda nos princípios da Linguística Aplicada (Kleiman, 1998; Moita Lopes, 2006, 2013; Rajagopalan, 2005; Pennycook & Makoni, 2020) e na interculturalidade crítica (Kramsch, 1998, Mignolo, 2011; Mignolo & Walsh, 2018 Candau,2012;Hua, 2014; Dervin, 2016) como projeto político-pedagógico para analisar como as perguntas e a argumentação na perspectiva enunciativo-dialógica impactam o desenvolvimento de saberes e práticas interculturais no diálogo entre estudantes internacionais de língua inglesa de dois cursos distintos de uma universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, Canadá; a saber, English for Academic Purposes e Global Citizenship Through English. Metodologicamente, seguimos os preceitos de uma pesquisa qualitativa, pois o objetivo é entender a realidade a partir dos significados compartilhados ao longo das aulas (Liberali & Liberali, 2011). A pesquisa é de natureza interpretativista e dedutiva. Examinamos as interações ao longo de duas semanas de aula e analisamos duas entrevistas semiestruturadas com os professores das turmas focais a partir de um paradigma crítico, buscando entender o papel das perguntas para a construção de saberes e práticas interculturais no ensino de língua inglesa com vistas a uma educação linguística comprometida com uma práxis decolonial, de acolhimento, pertença e, sobretudo, liberdade. As categorias de análise foram criadas com base nos conceitos bakhtinianos de alteridade, diálogo, dialogismo excedente de visão e exotopia. Os resultados indicam que as perguntas que promovem o diálogo como possibilidade de acolhimento podem contribuir para a construção de novos saberes interculturais e de reposicionamentos com o Outro como forma de transformar realidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação linguística | pt_BR |
dc.subject | interculturalidade crítica | pt_BR |
dc.subject | linguística aplicada | pt_BR |
dc.title | Por uma educação linguística como prática da liberdade : a interculturalidade crítica na sala de aula de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448636289414934 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Embedded in a transgressive perspective of language education, this research is founded on the principles of Applied Linguistics (Kleiman, 1998; Moita Lopes, 2006, 2013; Rajagopalan, 2005; Pennycook & Makoni, 2020) and critical interculturality (Kramsch, 1998; Mignolo, 2011; Mignolo & Walsh, 2018; Candau, 2012; Hua, 2014; Dervin, 2016) as a political-pedagogical project to analyze how questions and argumentation from an enunciative-dialogical perspective impact the development of intercultural savoirs and practices in dialogues between international English-speaking students from two different courses at the University of British Columbia, in Vancouver, Canada. Methodologically, we will follow the precepts of qualitative research, as the goal is to understand reality through the shared meanings throughout the classes (Liberali & Liberali, 2011). The research will be interpretative and deductive in nature. We examine interactions over two weeks of class and analyze two semi-structured interviews with the teachers of the focal classes from a critical paradigm, seeking to understand the role of questions in the construction of intercultural savoirs and practices in English language teaching, aiming at a language education committed to a decolonial praxis of belonging, care, and, above all, freedom. The categories of analysis were created based upon Bakhtinian concepts, such as: Otherness, dialogue, exotopy and surplus of vision. Results indicate that questions promoting dialogue as a possibility for welcoming learners can contribute to the construction of new intercultural savoirs and repositioning with the Other as a way of transforming realities. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Basada en una concepción transgresora de la educación lingüística, esta investigación se fundamenta en los principios de la Lingüística Aplicada (Kleiman, 1998; Moita Lopes, 2006, 2013; Rajagopalan, 2005; Pennycook & Makoni, 2020) y en la interculturalidad crítica (Kramsch, 1998, Mignolo, 2011; Mignolo & Walsh, 2018 Candau,2012;Hua, 2014; Dervin, 2016) como proyecto político-pedagógico para analizar cómo las preguntas y la argumentación desde una perspectiva enunciativa- dialogal impactan en el desarrollo de saberes y prácticas interculturales en el diálogo entre estudiantes internacionales de lengua inglesa de dos cursos distintos en una universidad de British Columbia, Vancouver, Canadá; a saber, English for Academic Purposes y Global Citizenship Through English. Metodológicamente, seguiremos los preceptos de una investigación cualitativa, pues el objetivo es comprender la realidad a partir de los significados compartidos a lo largo de las clases (Liberali & Liberali, 2011). La investigación será de naturaleza interpretativista y deductiva. Examinamos las interacciones durante das semanas de clase y analizamos dos entrevistas semiestructuradas con los profesores de las clases focales desde un paradigma crítico, buscando comprender el papel de las preguntas en la construcción de saberes y prácticas interculturales en la enseñanza del inglés hacia una educación lingüística comprometida con una praxis decolonial, de hospitalidad, pertenencia y, sobre todo, libertad. Las categorías de análisis fueron creadas sobre la base de los conceptos bakhtinianos de alteridad, diálogo, dialogismo excedente de visión y exotopía. Los resultados indican que las preguntas que promueven el diálogo como posibilidad de acogida pueden contribuir a la construcción de nuevos saberes interculturales y a reposicionamientos con el Otro como forma de transformar realidades. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Carla Lima Richter.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons