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Título : Referenciação e ponto de vista nas tirinhas da Laerte Coutinho e a (re)construção dos sentidos do texto em sala de aula
Autor : NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva
Palabras clave : Referenciação; Ponto de Vista; Tirinhas de Laerte Coutinho; Ensino
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva. Referenciação e ponto de vista nas tirinhas da Laerte Coutinho e a (re)construção dos sentidos do texto em sala de aula. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho investiga como a referenciação dos objetos de discurso e a construção do ponto de vista colaboram para a (re)construção de sentidos em tirinhas da cartunista Laerte Coutinho e como estes conteúdos podem ser didatizados para o trabalho com a leitura no ensino de língua. A pesquisa está embasada principalmente na teoria da referenciação em interface com a teoria do ponto de vista, e na concepção de leitura de base sociocognitiva e interacional, conforme Koch e Elias (2011[2006]), Menegassi (2010) e Antunes (2003). Em relação à primeira teoria, nos alinhamos à abordagem sociocognitiva e interacional de construção da referência (Mondada e Dubois 2019[1995]). Nesse modelo teórico, entendemos que a referenciação é um processo dinâmico e complexo de construção de referentes que retratam a realidade (Koch e Marcuschi, 1998; Cavalcante, Custódio Filho e Brito, 2014; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante e Martins, 2020). Já a teoria do ponto de vista, apresenta um viés enunciativo e interacional e busca compreender como se constrói perspectivas e percepções por sujeitos sobre objetos (Rabatel, 2015; 2016[2008]; Cortez, 2011; 2013). Nesse contexto, orientamo-nos pelo pressuposto fundamental de que uma das estratégias da construção do ponto de vista é a referenciação (Rabatel, 2016[2008]; Cortez, 2011). Em relação à metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa a partir do método indutivo (Gil, 2002; Taquette e Borges, 2020). Selecionamos para a análise seis tirinhas, que foram divididas em dois grupos: tirinhas da primeira fase (referente à fase inicial da transição de gênero) e tirinhas da segunda fase (referente à fase posterior da transição de gênero). Para o desenvolvimento da parte pedagógica, realizamos uma pesquisa de campo, em que desenvolvemos e levamos para a sala de aula uma proposta didática que articula os pressupostos teóricos do trabalho à leitura de tirinhas que fazem parte do nosso corpus. Esta parte prática da pesquisa, realizada em uma escola do ensino médio do município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, possibilitou a geração de três materiais: atividades, produção de cartazes e relatos que foram produzidos pelos estudantes. Nossas análises, mostram que há uma incidência maior de recategorizações em situações de construção de humor nas tirinhas da Laerte da primeira fase, bem como que perspectivação do personagem Hugo (referente) dá-se sobremaneira como chateado e insatisfeito, ao passo que Muriel é perspectivada como feliz. Observamos ainda que há uma incidência maior de pontos de vista (PDVs) dissonantes em tirinhas da segunda fase, enquanto há mais PDVs consonantes em tirinhas da primeira fase. Em relação à parte prática da nossa pesquisa, os materiais gerados evidenciam o desenvolvimento de uma leitura crítica por parte dos estudantes diante do tema da transfobia que permeia as tirinhas abordadas nas atividades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60085
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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