Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079
Share on
Title: | EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos |
Authors: | SILVA, Laysys Karolayne de Sena |
Keywords: | Ensino de Matemática; Jogos Matemáticos Online; Ludicidade; Sites de Jogos Matemáticos |
Issue Date: | 18-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Laysys Karolayne de Sena. EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | No contexto educacional atual, onde a tecnologia está desempenhando um papel crescente na sociedade, os jogos matemáticos têm emergido como uma ferramenta inovadora para tornar o aprendizado mais atrativo e interativo. A integração do lúdico na Matemática é uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e apoiar o desenvolvimento das habilidades matemáticas. A dimensão lúdica não só promove a motivação e o interesse dos alunos, mas oferece também oportunidades para a prática de habilidades matemáticas em contextos variados e estimulantes. A Educação Matemática frequentemente enfrenta o desafio de tornar conceitos abstratos e complexos mais acessíveis e interessantes para os alunos. Os jogos matemáticos, ao serem combinados à prática matemática com elementos de entretenimento, oferecem uma abordagem inovadora para transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este trabalho analisa os diferentes jogos matemáticos disponíveis em um site educativo, observando como eles utilizam as mecânicas de jogo, como recompensas, níveis de dificuldades, engajamento, acessibilidade, desafios e narrativas, para ensinar conceitos matemáticos aos seus usuários. Além disso, o estudo destaca a importância de integrar o lúdico no ensino da Matemática, mostrando como os jogos podem servir como ferramenta poderosa para motivar e engajar os alunos. As conclusões fornecem recomendações para a seleção de jogos matemáticos que não tenham como objetivo apenas entreter, mas também fortalecer a compreensão de conceitos matemáticos de forma significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079 |
Appears in Collections: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Laysys Karolayne de Sena Silva.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License