Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079
Compartilhe esta página
Título: | EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos |
Autor(es): | SILVA, Laysys Karolayne de Sena |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática; Jogos Matemáticos Online; Ludicidade; Sites de Jogos Matemáticos |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Laysys Karolayne de Sena. EXPLORANDO A DIMENSÃO LÚDICA: uma análise sobre jogos matemáticos em sites de jogos educativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | No contexto educacional atual, onde a tecnologia está desempenhando um papel crescente na sociedade, os jogos matemáticos têm emergido como uma ferramenta inovadora para tornar o aprendizado mais atrativo e interativo. A integração do lúdico na Matemática é uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento dos alunos e apoiar o desenvolvimento das habilidades matemáticas. A dimensão lúdica não só promove a motivação e o interesse dos alunos, mas oferece também oportunidades para a prática de habilidades matemáticas em contextos variados e estimulantes. A Educação Matemática frequentemente enfrenta o desafio de tornar conceitos abstratos e complexos mais acessíveis e interessantes para os alunos. Os jogos matemáticos, ao serem combinados à prática matemática com elementos de entretenimento, oferecem uma abordagem inovadora para transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este trabalho analisa os diferentes jogos matemáticos disponíveis em um site educativo, observando como eles utilizam as mecânicas de jogo, como recompensas, níveis de dificuldades, engajamento, acessibilidade, desafios e narrativas, para ensinar conceitos matemáticos aos seus usuários. Além disso, o estudo destaca a importância de integrar o lúdico no ensino da Matemática, mostrando como os jogos podem servir como ferramenta poderosa para motivar e engajar os alunos. As conclusões fornecem recomendações para a seleção de jogos matemáticos que não tenham como objetivo apenas entreter, mas também fortalecer a compreensão de conceitos matemáticos de forma significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60079 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laysys Karolayne de Sena Silva.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons