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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60070

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Título: Os valores sociais, a atitude frente às mídias sociais, o materialismo e a propensão ao endividamento dos consumidores
Autor(es): MARTINS, Jonatas Ariel Simões
Palavras-chave: Comportamento de consumo; Atitude frente às mídias; Propensão ao endividamento
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Jonatas Ariel Simões. Os valores sociais, a atitude frente às mídias sociais, o materialismo e a propensão ao endividamento dos consumidores. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: No âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao endividamento. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a relação entre a atitude frente às mídias sociais (mas), o materialismo (M), os valores sociais (VS) e a propensão ao endividamento (PE). Para tanto, este estudo assumiu um caráter quantitativo, descritivo e confirmatório, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey, utilizando de um questionário estruturado no Google Forms com 30 assertivas. Todas as informações obtidas através dos 304 questionários considerados válidos foram organizadas em um banco de dados eletrônico, rodado nos softwares estatísticos Statiscal Package for the Social Science – SPSS e AMOS, por meio de estatísticas descritivas de frequência, e as relações estabelecidas no estudo, bem como as hipóteses, foram testadas através da aplicação de modelagem de equações estruturais – MEE. Através dos resultados obtidos, 4 hipóteses foram suportadas e 2 hipóteses foram refutadas. No que se refere às contribuições teóricas, este estudo se mostrou inédito uma vez que não foram encontradas pesquisas de abordagem semelhante e que correlacionem o materialismo, os valores sociais e a atitude frente as mídias sobre a propensão ao endividamento em um mesmo estudo. Quanto as contribuições práticas, este estudo se apresenta relevante na medida em que, cada vez mais, o compartilhamento de rituais de consumo através das mídias sociais tem impulsionado o comportamento de compra dos indivíduos, principalmente no campo de consumo de produtos de moda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60070
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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