Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60070

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorMARTINS, Jonatas Ariel Simões-
dc.date.accessioned2025-01-28T12:07:34Z-
dc.date.available2025-01-28T12:07:34Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Jonatas Ariel Simões. Os valores sociais, a atitude frente às mídias sociais, o materialismo e a propensão ao endividamento dos consumidores. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60070-
dc.description.abstractNo âmbito da investigação da relação entre o endividamento e o comportamento do consumidor, diversos são os fatores que podem contribuir para uma situação de propensão ao endividamento. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar a relação entre a atitude frente às mídias sociais (mas), o materialismo (M), os valores sociais (VS) e a propensão ao endividamento (PE). Para tanto, este estudo assumiu um caráter quantitativo, descritivo e confirmatório, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey, utilizando de um questionário estruturado no Google Forms com 30 assertivas. Todas as informações obtidas através dos 304 questionários considerados válidos foram organizadas em um banco de dados eletrônico, rodado nos softwares estatísticos Statiscal Package for the Social Science – SPSS e AMOS, por meio de estatísticas descritivas de frequência, e as relações estabelecidas no estudo, bem como as hipóteses, foram testadas através da aplicação de modelagem de equações estruturais – MEE. Através dos resultados obtidos, 4 hipóteses foram suportadas e 2 hipóteses foram refutadas. No que se refere às contribuições teóricas, este estudo se mostrou inédito uma vez que não foram encontradas pesquisas de abordagem semelhante e que correlacionem o materialismo, os valores sociais e a atitude frente as mídias sobre a propensão ao endividamento em um mesmo estudo. Quanto as contribuições práticas, este estudo se apresenta relevante na medida em que, cada vez mais, o compartilhamento de rituais de consumo através das mídias sociais tem impulsionado o comportamento de compra dos indivíduos, principalmente no campo de consumo de produtos de moda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectAtitude frente às mídiaspt_BR
dc.subjectPropensão ao endividamentopt_BR
dc.titleOs valores sociais, a atitude frente às mídias sociais, o materialismo e a propensão ao endividamento dos consumidorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9149034205048629pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxIn the context of the investigation of the relationship between indebtedness and consumer behavior, there are several factors that can contribute to a situation of propensity to indebtedness. In this sense, the present study aims to investigate the relationship between the attitude towards social media (ASM), materialism (M), social values (SV) and propensity to indebtedness (PI). Therefore, this study assumed a quantitative, descriptive and confirmatory character, with a field survey made from a survey, using a structured questionnaire in Google Forms with 30 assertions. All the information obtained through the 304 questionaries was organized in an electronic database, run on the statistical software Statistical Package for the Social Science – SPSS and AMOS, through descriptive frequency statistics, and the relationships established in the study, as well as the hypotheses, were tested through the application of structural equation modeling – SEM. Through the results obtained, 4 hypotheses were supported, and 2 hypotheses were disproved. About theoretical contributions, this study proved to be unprecedented since no studies were found that similar approach and that correlate materialism, social values and attitude towards the media about the propensity to indebtedness in the same study. As for the practical contributions, this study is relevant to the extent that, increasingly, the sharing of consumption rituals through social media has boosted the buying behavior of individuals, especially in the field of consumption of fashion products.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jonatas Ariel Simões Martins.pdf953,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons