Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6004
Title: Um modelo para planejamento estratégico de PMET em Pernambuco
Authors: Jerônimo, Taciana de Barros
Keywords: Pequena e Média Empresa;Planejamento Estratégico;Alta Tecnologia
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Barros Jerônimo, Taciana; Dumke de Medeiros, Denise. Um modelo para planejamento estratégico de PMET em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: As pequenas e médias empresas de alta tecnologia apresentam vanguarda tanto na sua existência no mercado quanto na utilização das ferramentas de gerenciamento. O planejamento estratégico permite estabelecer o conhecimento da empresa em si, suas estratégias e potencialidades, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização em longo prazo. Neste sentido, este trabalho buscou auxiliar a pequena e média empresa de alta tecnologia, cuja sigla é PMET, através do desenvolvimento de um modelo de planejamento estratégico adequado. O roteiro do modelo proposto foi construído com base nos padrões de planejamento indicados pelos principais acadêmicos, bem como, através da pesquisa de amostra não-probabilística realizada com a aplicação de questionário com os gestores do setor. Deste modo, o enfoque do modelo proposto, está na filosofia de gerenciamento ágil das atividades de elaboração do planejamento, uma vez que pode haver modificação assim que houver a necessidade. Possibilitando respostas eficazes às mudanças do mercado. O modelo é composto por dois macro-processos: a elaboração em si do planejamento estratégico e sua implementação. O primeiro possui três etapas: avaliação do ambiente, definição do perfil estratégico (missão, visão e objetivos) e a elaboração do resumo do planejamento em um documento. Já o segundo macro-processo é dividido em duas etapas: implementação e avaliação do desempenho real com os objetivos, metas e estratégias estabelecidas. Assim, a adoção da ferramenta proposta desmitifica os obstáculos para a elaboração do planejamento estratégico relatados pelos entrevistados: falta de tempo e de recursos e falta de visão futura. Deste modo os principais resultados pela utilização do modelo proposto residem no direcionamento estratégico das atividades das empresas, a saber: apóia o desempenho das empresas, motiva os profissionais, facilita a tomada de decisão, viabiliza o fluxo de informações e incrementa a competitividade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo990_1.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.