Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6004

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de pt_BR
dc.contributor.authorJerônimo, Taciana de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:43:11Z
dc.date.available2014-06-12T17:43:11Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationde Barros Jerônimo, Taciana; Dumke de Medeiros, Denise. Um modelo para planejamento estratégico de PMET em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6004
dc.description.abstractAs pequenas e médias empresas de alta tecnologia apresentam vanguarda tanto na sua existência no mercado quanto na utilização das ferramentas de gerenciamento. O planejamento estratégico permite estabelecer o conhecimento da empresa em si, suas estratégias e potencialidades, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização em longo prazo. Neste sentido, este trabalho buscou auxiliar a pequena e média empresa de alta tecnologia, cuja sigla é PMET, através do desenvolvimento de um modelo de planejamento estratégico adequado. O roteiro do modelo proposto foi construído com base nos padrões de planejamento indicados pelos principais acadêmicos, bem como, através da pesquisa de amostra não-probabilística realizada com a aplicação de questionário com os gestores do setor. Deste modo, o enfoque do modelo proposto, está na filosofia de gerenciamento ágil das atividades de elaboração do planejamento, uma vez que pode haver modificação assim que houver a necessidade. Possibilitando respostas eficazes às mudanças do mercado. O modelo é composto por dois macro-processos: a elaboração em si do planejamento estratégico e sua implementação. O primeiro possui três etapas: avaliação do ambiente, definição do perfil estratégico (missão, visão e objetivos) e a elaboração do resumo do planejamento em um documento. Já o segundo macro-processo é dividido em duas etapas: implementação e avaliação do desempenho real com os objetivos, metas e estratégias estabelecidas. Assim, a adoção da ferramenta proposta desmitifica os obstáculos para a elaboração do planejamento estratégico relatados pelos entrevistados: falta de tempo e de recursos e falta de visão futura. Deste modo os principais resultados pela utilização do modelo proposto residem no direcionamento estratégico das atividades das empresas, a saber: apóia o desempenho das empresas, motiva os profissionais, facilita a tomada de decisão, viabiliza o fluxo de informações e incrementa a competitividadept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequena e Média Empresapt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectAlta Tecnologiapt_BR
dc.titleUm modelo para planejamento estratégico de PMET em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo990_1.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons