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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59980
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Título: | Vídeo educacional para o autocuidado de adultos transplantados de coração : um estudo metodológico |
Autor(es): | BARBOZA, Maria Thereza Vieira |
Palavras-chave: | Enfermagem; Autocuidado; Educação em Saúde; Filme e Vídeoeducativo; Transplante de Coração |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOZA, Maria Thereza Vieira. Vídeo educacional para o autocuidado de adultos transplantados de coração: um estudo metodológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O transplante cardíaco é uma opção terapêutica para indivíduos com casos refratários ao tratamento clínico e farmacológico da insuficiência cardíaca. Indivíduos pós transplantados cardíacos necessitam adaptar ao novo estilo de vida que exige a realização de cuidados relativos à prevenção de infecções, à alimentação saudável e adequada, à manutenção do peso e de medicações imunossupressoras. Assim, como meta para a efetividade da terapêutica é salutar a implementação de intervençõesde enfermagem com auxílio de tecnologias educacionais, como um vídeo com conteúdo sobre ações de autocuidado que um paciente em pós-operatório do transplante cardíaco deve realizar. O objetivo desta pesquisa foi validar um vídeo educacional sobre autocuidado para pacientes adultos transplantados de coração. Tratou-se de um estudo do tipo metodológico, com duas etapas. A primeira etapa foi a identificação do conteúdo por meio da busca na literatura e a organização deste pelos requisitos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem para a construção do vídeo. Na segunda etapa ocorreu a construção do vídeo em três estágios: pré-produção, produção e pós- produção. Na pré-produção realizou-se a validação do storyboard relativo ao conteúdo por profissionais de saúde e profissionais de artes e comunicação. A produção ocorreu por meio de uma empresa especializada em produção audiovisual. Na pós-produção realizou-se a formatação do vídeo antes e após a validação da aparência pelos pacientes. Os dados das validações foram analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo/Aparência e Teste Binominal sendo adotados como válidos os itens com valores igual/maior que 0,80 e um p valor maior/igual a 0,05, respectivamente. O vídeo ficou com o tempo de 4 minutos e 10 segundos e abordou as ações de autocuidado que os pacientes adultos transplantados de coração devem realizar para a manutenção do enxerto cardíaco, no pós-operatório. Em relação à validação de conteúdo, por profissionais de saúde, observou-se que o p valor foi maior que 0,05 em todos os itens e o valor do I-CVI foi maior do que 0,85 na maioria dos itens avaliados, exceto para os itens 7 (Linguagem apropriada ao material educativo) e 15 (Tamanho do texto adequado), sendo a média do I-CVI para o vídeo educacional de 0,92. Na avaliação dos juízes por profissionais da área de artes e comunicação e do público-alvo todos os itens tiveram um p valor maior que 0,05 e um valor do IVA-I igual a 1,0. Diante dos resultados dos especialistas, elaborou-se o vídeo e após os resultados do público-alvo realizou-se a formatação final. Logo, foi construído e validado por especilialistas e público-alvo um vídeo educativo para pacientes transplantados de coração no pós-operatório para ser implementado por enfermeiros nas ações de educação em saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59980 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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DISSERTAÇÃO Maria Thereza Vieira Barboza.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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