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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59980

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiroz-
dc.contributor.authorBARBOZA, Maria Thereza Vieira-
dc.date.accessioned2025-01-24T11:43:25Z-
dc.date.available2025-01-24T11:43:25Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationBARBOZA, Maria Thereza Vieira. Vídeo educacional para o autocuidado de adultos transplantados de coração: um estudo metodológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59980-
dc.description.abstractO transplante cardíaco é uma opção terapêutica para indivíduos com casos refratários ao tratamento clínico e farmacológico da insuficiência cardíaca. Indivíduos pós transplantados cardíacos necessitam adaptar ao novo estilo de vida que exige a realização de cuidados relativos à prevenção de infecções, à alimentação saudável e adequada, à manutenção do peso e de medicações imunossupressoras. Assim, como meta para a efetividade da terapêutica é salutar a implementação de intervençõesde enfermagem com auxílio de tecnologias educacionais, como um vídeo com conteúdo sobre ações de autocuidado que um paciente em pós-operatório do transplante cardíaco deve realizar. O objetivo desta pesquisa foi validar um vídeo educacional sobre autocuidado para pacientes adultos transplantados de coração. Tratou-se de um estudo do tipo metodológico, com duas etapas. A primeira etapa foi a identificação do conteúdo por meio da busca na literatura e a organização deste pelos requisitos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem para a construção do vídeo. Na segunda etapa ocorreu a construção do vídeo em três estágios: pré-produção, produção e pós- produção. Na pré-produção realizou-se a validação do storyboard relativo ao conteúdo por profissionais de saúde e profissionais de artes e comunicação. A produção ocorreu por meio de uma empresa especializada em produção audiovisual. Na pós-produção realizou-se a formatação do vídeo antes e após a validação da aparência pelos pacientes. Os dados das validações foram analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo/Aparência e Teste Binominal sendo adotados como válidos os itens com valores igual/maior que 0,80 e um p valor maior/igual a 0,05, respectivamente. O vídeo ficou com o tempo de 4 minutos e 10 segundos e abordou as ações de autocuidado que os pacientes adultos transplantados de coração devem realizar para a manutenção do enxerto cardíaco, no pós-operatório. Em relação à validação de conteúdo, por profissionais de saúde, observou-se que o p valor foi maior que 0,05 em todos os itens e o valor do I-CVI foi maior do que 0,85 na maioria dos itens avaliados, exceto para os itens 7 (Linguagem apropriada ao material educativo) e 15 (Tamanho do texto adequado), sendo a média do I-CVI para o vídeo educacional de 0,92. Na avaliação dos juízes por profissionais da área de artes e comunicação e do público-alvo todos os itens tiveram um p valor maior que 0,05 e um valor do IVA-I igual a 1,0. Diante dos resultados dos especialistas, elaborou-se o vídeo e após os resultados do público-alvo realizou-se a formatação final. Logo, foi construído e validado por especilialistas e público-alvo um vídeo educativo para pacientes transplantados de coração no pós-operatório para ser implementado por enfermeiros nas ações de educação em saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectFilme e Vídeoeducativopt_BR
dc.subjectTransplante de Coraçãopt_BR
dc.titleVídeo educacional para o autocuidado de adultos transplantados de coração : um estudo metodológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Thaís Araújo da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0852289142050202pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxHeart transplantation is a therapeutic option for individuals who are refractory to the clinical and pharmacological treatment of heart failure. Individuals who have undergone heart transplantation need to adapt to a new lifestyle that requires them to take care to prevent infections, eat a healthy and adequate diet, maintain their weight and take immunosuppressive medication. Thus, the implementation of nursing interventions with the help of educational technologies, such as a video with content on self-care actions that a post-operative heart transplant patient should carry out, is a healthy goal for the effectiveness of the therapy. The aim of this research was to validate an educational video on self-care for adult heart transplant patients. This was a methodological study with two stages. The first stage was to identify the content by searching the literature and organizing it according to the requirements of Dorothea Orem's Self-Care Theory for the construction of the video. In the second stage, the video was constructed in three stages: pre-production, production and post-production. In pre- production, the storyboard for the content was validated by health professionals and arts and communication professionals. Production was carried out by a company specializing in audiovisual production. And in post-production, the video was formatted before and after validation of the appearance by the patients. The validation data was analyzed using the Content Validity/Appearance Index and the Binominal Test. Items with values equal to or greater than 0.80 and a p-value greater than or equal to 0.05 were considered valid, respectively. The video lasted 4 minutes and 10 seconds and covered the self-care actions that adult heart transplant patients should take to maintain the heart graft in the post-operative period. Regarding content validation by health professionals, it was observed that the p-value was greater than 0.05 for all items and the I-CVI value was greater than 0.85 for most of the items evaluated, except for items 7 (Appropriate language for the educational material) and 15 (Appropriate text size), with the average I-CVI for the educational video being 0.92. In the judges' assessment by arts and communication professionals and the target audience, all the items had a p-value greater than 0.05 and an IVA-I value equal to 1.0. Based on the results of the experts, the video was prepared and after the results of the target audience, the final format was created. Therefore, an educational video for post-operative heart transplant patients was created and validated by experts and the target audience, to be implemented by nurses in health education actions.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9776522752627155pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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