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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59965

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Title: Nível de Escolaridade dos Alunos Praticantes de Natação do Projeto da SEGEL - UFPE
Authors: RODRIGUES, João Antônio Gonçalves
Keywords: Atividade Física; Nível de Escolaridade; Natação; Qualidade de Vida
Issue Date: 19-Mar-2024
Citation: RODRIGUES, João Antônio Gonçalves. Nível de Escolaridade de Alunos Praticantes de Natação do Projeto da SEGEL - UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A prática de atividade física é reconhecida mundialmente como essencial para prevenir diversas doenças, porém, vários fatores podem dificultar a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo características socioeconômicas, demográficas, gênero e nível de escolaridade. Objetivo: Analisar o nível de escolaridade de alunos praticantes do Projeto da Secretária de Gestão do Esporte e Lazer da UFPE e como são estimulados para a sua prática. Material e Métodos: Este estudo incluiu uma amostra de 82 participantes praticantes de natação do projeto da Secretária de Gestão, Esporte e Lazer (SEGEL) da UFPE. Foram obtidas análises através de questionários de Anamnese de nível de escolaridade, número de pessoas por residência, renda por família, frequência de horas de trabalho semanal e associação da natação a outra prática desportiva. Aspectos de qualidade de vida foram adquiridos através da analise do questionário SF-36, aplicado junto aos questionários de Anamnese. Resultados: Os resultados indicaram que pessoas com um maior nível de escolaridade e uma menor carga horária de trabalho semanal são mais propensas à prática de atividade física, incluindo a natação. Contudo, a prática de atividades físicas, no geral, é um grande fator que influencia uma melhor qualidade de vida, constatando uma melhor capacidade funcional. Conclusão: Com base nos achados deste estudo, pode se concluir que, houve associação positiva entre escolaridade e atividade física, com aumento geral na prática, especialmente no quesito de mulheres mais escolarizadas. Apesar da renda modesta, a natação ainda foi uma prática acessível, no ambiente estudado, sugerindo mudanças nos padrões de exclusividade. Em suma, o estudo indica que a prática de atividades físicas, incluindo a natação, contribui para uma melhor qualidade de vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59965
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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