Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59965
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Paulo Roberto Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, João Antônio Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T13:30:09Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T13:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-22 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, João Antônio Gonçalves. Nível de Escolaridade de Alunos Praticantes de Natação do Projeto da SEGEL - UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59965 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A prática de atividade física é reconhecida mundialmente como essencial para prevenir diversas doenças, porém, vários fatores podem dificultar a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo características socioeconômicas, demográficas, gênero e nível de escolaridade. Objetivo: Analisar o nível de escolaridade de alunos praticantes do Projeto da Secretária de Gestão do Esporte e Lazer da UFPE e como são estimulados para a sua prática. Material e Métodos: Este estudo incluiu uma amostra de 82 participantes praticantes de natação do projeto da Secretária de Gestão, Esporte e Lazer (SEGEL) da UFPE. Foram obtidas análises através de questionários de Anamnese de nível de escolaridade, número de pessoas por residência, renda por família, frequência de horas de trabalho semanal e associação da natação a outra prática desportiva. Aspectos de qualidade de vida foram adquiridos através da analise do questionário SF-36, aplicado junto aos questionários de Anamnese. Resultados: Os resultados indicaram que pessoas com um maior nível de escolaridade e uma menor carga horária de trabalho semanal são mais propensas à prática de atividade física, incluindo a natação. Contudo, a prática de atividades físicas, no geral, é um grande fator que influencia uma melhor qualidade de vida, constatando uma melhor capacidade funcional. Conclusão: Com base nos achados deste estudo, pode se concluir que, houve associação positiva entre escolaridade e atividade física, com aumento geral na prática, especialmente no quesito de mulheres mais escolarizadas. Apesar da renda modesta, a natação ainda foi uma prática acessível, no ambiente estudado, sugerindo mudanças nos padrões de exclusividade. Em suma, o estudo indica que a prática de atividades físicas, incluindo a natação, contribui para uma melhor qualidade de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
dc.subject | Nível de Escolaridade | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.title | Nível de Escolaridade dos Alunos Praticantes de Natação do Projeto da SEGEL - UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARROS, Gustavo Williams Pimentel | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4443701546211187 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: The practice of physical activity is globally recognized as essential for preventing various diseases; however, several factors can hinder the adoption of a healthy lifestyle, including socioeconomic, demographic, gender, and educational level. Objective: To analyze the educational level of students participating in the Project of the Secretary of Sports and Leisure Management of UFPE and how they are encouraged to practice it. Materials and Methods: This study included a sample of 82 swimming participants from the Secretary of Sports and Leisure Management (SEGEL) project at UFPE. Analyses were obtained through questionnaires on educational level, number of people per household, family income, weekly working hours, and association of swimming with other sports. Aspects of quality of life were acquired through analysis of the SF-36 questionnaire, applied along with the anamnesis questionnaires. Results: The results indicated that individuals with a higher level of education and a lower weekly working hours are more likely to engage in physical activity, including swimming. However, physical activity, in general, is a major factor influencing better quality of life, indicating better functional capacity. Conclusion: Based on the findings of this study, it can be concluded that there was a positive association between education and physical activity, with a general increase in practice, especially among more educated women. Despite modest income, swimming was still an accessible practice in the studied environment, suggesting changes in exclusivity patterns. In summary, the study indicates that engaging in physical activities, including swimming, contributes to a better quality of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Antônio Gonçalves Rodrigues.pdf | 512,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons