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Título: "Tem que ser uma educação nossa" : práticas educativas quilombolas como caminhos para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola na comunidade quilombola Cabileira, Altinho-PE
Autor(es): ROCHA, Almir João da
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola; Pensamento Decolonial; Práticas educativas
Data do documento: 26-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Almir João da. "Tem que ser uma educação nossa": práticas educativas quilombolas como caminhos para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola na comunidade quilombola Cabileira, Altinho-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Campus Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Nele, busca-se compreender quais são as práticas educativas que a comunidade quilombola Cabileira desenvolve em seu cotidiano que podem contribuir para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola (EEQ) na escola da comunidade. A necessidade de desenvolver este estudo parte da percepção de que a educação escolarizada não tem dado conta de problematizar a história e os processos educativos dos povos quilombolas na perspectiva da horizontalidade e tem sido uma educação marcada pelo eurocentrismo que nega qualquer epistemes que se distancia do cânone ocidental de conhecimento. Parte-se do pressuposto de que, mesmo diante de processos hegemônicos que insistem em continuar colonizando os povos quilombolas, existem outros caminhos que mostram a resistência histórica desses povos às investidas da colonialidade nos seus diferentes eixos, e, portanto, afirmam-se como detentores de práticas e formas de produzir conhecimentos, de modos de pensar, de sentir, interagir, viver e amar que vão além das formas ocidentais de produzirem conhecimentos. A pesquisa adotou como abordagem teórica- metodológica o debate advindo das reflexões de autores(as) que constituem o Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) e que são percussores(as) do Pensamento Decolonial, este que se constitui enquanto uma opção epistêmica e política que vem denunciando como determinados lugares e grupos sociais têm suas identidades redesenhadas pelo eurocentrismo. Seguindo esse caminho, o objeto de estudo levou ao desenvolvimento de um fazer decolonial (Ocaña; López, 2019; Ocaña; López; Conedo, 2018) que, enquanto uma opção outra de fazer pesquisa, possibilitou caminhar pela pesquisa bibliográfica e documental, pela etnografia decolonial e pelas ações decoloniais do contemplar comunal, conversar alterativo e pela reflexão configurativa. Diante disso, foram estabelecidos os objetivos: I) caracterizar a comunidade pesquisada e a sua escola; II) identificar e analisar quais são os desafios inerentes à implementação da EEQ a partir das DCNEEQ na comunidade Cabileira, e; III) identificar quais são as práticas educativas desenvolvidas na comunidade Cabileira, e como essas estão sendo tensionadas no currículo escolar para que a política de EEQ seja implementada na escola da comunidade. Os resultados da pesquisa mostram que os avanços, no que diz respeito à implementação da EEQ na escola da comunidade, ainda são incipientes, visto que os desafios, apontados nas conversas alterativas, ainda estão longe de serem superados. Contudo, o contemplar comunal mostra que a desobediência epistêmica desencadeada pela escola e pela comunidade Cabileira tem conseguido mostrar caminhos outros que levam à superação dos processos de ensino- aprendizagem estruturados para negar, subalternizar e folclorizar o povo quilombola. E tem sido através do trabalho docente desenvolvido no chão da escola em parceria com a comunidade, que o currículo colonizador e colonizado vem sendo transgredido, para que uma educação “nossa” comprometida com a decolonialidade das práticas curriculares eurocêntricas seja construída.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59922
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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