Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59799

Compartilhe esta página

Título: Muito além do cuidado : mulheres, mães, cuidadoras e as (muitas) emoções da Síndrome Congênita do Zika na Região Metropolitana do Recife - Pernambuco
Autor(es): SOUZA, Fernanda Meira de
Palavras-chave: Cuidado; Emoções; Zika
Data do documento: 29-Set-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Fernanda Meira de. Muito além do cuidado: mulheres, mães, cuidadoras e as (muitas) emoções da Síndrome Congênita do Zika na Região Metropolitana do Recife - Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta é uma tese sobre cuidado, emoções e maternidade em torno das crianças que nasceram com a Síndrome Congênita do Zika (microcefalia). O objetivo principal é compreender como algumas emoções se destacam enquanto mediadoras das relações dessas mães com o mundo. Como resultado, a pesquisa identificou o papel primordial das mães como força-motriz que contraria os prognósticos pessimistas dado aos filhos desde o nascimento. O lema dessas mães é não desistir, reafirmando, valorizando e politizando o cuidado, numa recusa ao estigma de “coitadinho”, recusando o sentimento de pena, e construindo seus projetos de felicidade com a condição de deficiência. Para chegar à essas conclusões, a pesquisa optou por um estudo etnográfico, amparado em estudos sobre Cuidado, nas perspectivas sobre Trabalho, Saúde, Maternidade e Emoções, utilizando, em sua maioria, autoras e autores com abordagens feministas. Para obtenção dos dados, durante dois anos, a pesquisadora acompanhou itinerários dessas mulheres e seus bebês, e realizou entrevistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59799
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Fernanda Meira de Souza.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons