Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5978
Título: "Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo: Um estudo de caso do processo de aprendizagem em uma pequena empresa hoteleira"
Autor(es): Claudia Costa Gomes, Ana
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Aprendizado organizacional; Hotelaria; Diferencial competitivo
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Claudia Costa Gomes, Ana; Lamartine de Andrade Aguiar, José. "Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo: Um estudo de caso do processo de aprendizagem em uma pequena empresa hoteleira". 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar de que maneira a gestão do conhecimento pode gerar um diferencial competitivo para uma pequena empresa hoteleira. Neste sentido, busca-se observar como o conhecimento oriundo intrinsecamente das pessoas (conhecimento tácito) pode passar para o conhecimento interorganizacional (conhecimento explícito), e, a partir deste, possibilitar à organização um diferencial competitivo. O estudo observou na empresa analisada se há um ambiente propício para a transferência de conhecimento, como também a transformação do conhecimento tácito em explícito. Ao se abordar o ambiente organizacional, procura-se avaliar a importância do conhecimento humano, o envolvimento de diferentes profissionais na elaboração de metas, no intercâmbio de idéias e nas tomadas de decisão, independente dos níveis hierárquicos onde eles se encontram. A gestão do conhecimento foi observada e analisada em uma empresa, que é composta por dois hotéis, através de um estudo de caso, onde foram aplicados questionários, entrevistas e observação direta. O compartilhamento do conhecimento tácito, de informações e idéias, um processo de cultura de externalização do conhecimento ainda incipiente e carência de métodos que permita uma gestão do conhecimento mais eficiente foi evidenciado neste estudo exploratório
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5978
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9548_1.pdf807,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.