Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5978

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLamartine de Andrade Aguiar, José pt_BR
dc.contributor.authorClaudia Costa Gomes, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:58Z-
dc.date.available2014-06-12T17:42:58Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationClaudia Costa Gomes, Ana; Lamartine de Andrade Aguiar, José. "Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo: Um estudo de caso do processo de aprendizagem em uma pequena empresa hoteleira". 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5978-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar de que maneira a gestão do conhecimento pode gerar um diferencial competitivo para uma pequena empresa hoteleira. Neste sentido, busca-se observar como o conhecimento oriundo intrinsecamente das pessoas (conhecimento tácito) pode passar para o conhecimento interorganizacional (conhecimento explícito), e, a partir deste, possibilitar à organização um diferencial competitivo. O estudo observou na empresa analisada se há um ambiente propício para a transferência de conhecimento, como também a transformação do conhecimento tácito em explícito. Ao se abordar o ambiente organizacional, procura-se avaliar a importância do conhecimento humano, o envolvimento de diferentes profissionais na elaboração de metas, no intercâmbio de idéias e nas tomadas de decisão, independente dos níveis hierárquicos onde eles se encontram. A gestão do conhecimento foi observada e analisada em uma empresa, que é composta por dois hotéis, através de um estudo de caso, onde foram aplicados questionários, entrevistas e observação direta. O compartilhamento do conhecimento tácito, de informações e idéias, um processo de cultura de externalização do conhecimento ainda incipiente e carência de métodos que permita uma gestão do conhecimento mais eficiente foi evidenciado neste estudo exploratóriopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizado organizacionalpt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectDiferencial competitivopt_BR
dc.title"Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo: Um estudo de caso do processo de aprendizagem em uma pequena empresa hoteleira"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9548_1.pdf807,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons