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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59697

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Título: O gênero textual plano de aula : uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras
Autor(es): SILVA, Suzanna de Almeida Melo da
Palavras-chave: Plano de aula; Gênero textual; Linguística Aplicada Crítica; Sequência Didática; Formação docente; Trabalho docente
Data do documento: 10-Mar-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Suzanna de Almeida Melo da. O gênero textual plano de aula: uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O plano de aula como gênero, instrumento do trabalho docente, ensinado ainda na formação de professores, em nosso caso, na área de Letras compreende um trabalho para além de uma produção escrita. Enquanto estudiosos da linguagem, os professores da área do ensino de línguas, para alcançar uma elaboração significativa e em conformidade aos programas de ensino do setor educacional, precisam considerar a realidade de cada sala de aula. Além disso, o professor como um agente, constantemente, possui uma função social indispensável para produzir transformação. Em vista disso, aponta-se a importância do desenvolvimento de planos de aula que ensinem conteúdo escolar, mas não abandonem as necessidades sociais individuais dos alunos. O plano de aula, portanto, assume um papel para além de um instrumento do trabalho docente, mas funciona também como gênero para construção de uma educação que visa práticas sociais significativas e contextualizadas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo apresenta-se em analisar a estrutura do plano de aula enquanto gênero do trabalho docente, em formação ou não, visando entendê- lo como espaço significativo para uma produção em torno das possibilidades de letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2009), tendo por compromisso responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como o plano de aula como gênero da esfera do trabalho docente pode contribuir de forma significativa na formação de professores de línguas? Para alcançar os objetivos, analisamos dois planos de aula do site Nova Escola que trabalham com o gênero poema. Ao longo das discussões construídas na dissertação, entendemos a necessidade de acrescentar à estrutura do gênero plano de aula as orientações de Sequência Didática propostas por Schneuwly e Dolz (2004), assim selecionamos as orientações do Caderno Docente que versam a preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa disponibilizadas no site Escrevendo o Futuro. A presente pesquisa pode ser entendida por uma perspectiva qualitativa de caráter bibliográfico, já que buscamos focar nos conteúdos analisados e não na quantidade de gêneros para o entendimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59697
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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