Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59697
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Suzanna de Almeida Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T18:39:01Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20T18:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Suzanna de Almeida Melo da. O gênero textual plano de aula: uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59697 | - |
dc.description.abstract | O plano de aula como gênero, instrumento do trabalho docente, ensinado ainda na formação de professores, em nosso caso, na área de Letras compreende um trabalho para além de uma produção escrita. Enquanto estudiosos da linguagem, os professores da área do ensino de línguas, para alcançar uma elaboração significativa e em conformidade aos programas de ensino do setor educacional, precisam considerar a realidade de cada sala de aula. Além disso, o professor como um agente, constantemente, possui uma função social indispensável para produzir transformação. Em vista disso, aponta-se a importância do desenvolvimento de planos de aula que ensinem conteúdo escolar, mas não abandonem as necessidades sociais individuais dos alunos. O plano de aula, portanto, assume um papel para além de um instrumento do trabalho docente, mas funciona também como gênero para construção de uma educação que visa práticas sociais significativas e contextualizadas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo apresenta-se em analisar a estrutura do plano de aula enquanto gênero do trabalho docente, em formação ou não, visando entendê- lo como espaço significativo para uma produção em torno das possibilidades de letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2009), tendo por compromisso responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como o plano de aula como gênero da esfera do trabalho docente pode contribuir de forma significativa na formação de professores de línguas? Para alcançar os objetivos, analisamos dois planos de aula do site Nova Escola que trabalham com o gênero poema. Ao longo das discussões construídas na dissertação, entendemos a necessidade de acrescentar à estrutura do gênero plano de aula as orientações de Sequência Didática propostas por Schneuwly e Dolz (2004), assim selecionamos as orientações do Caderno Docente que versam a preparação para as Olimpíadas de Língua Portuguesa disponibilizadas no site Escrevendo o Futuro. A presente pesquisa pode ser entendida por uma perspectiva qualitativa de caráter bibliográfico, já que buscamos focar nos conteúdos analisados e não na quantidade de gêneros para o entendimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada Crítica | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | O gênero textual plano de aula : uma proposta didática para uma formação docente transformadora em Letras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5082654015201366 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | El plan de clase como un género, instrumento del trabajo del profesor, enseñado todavía en la formación docente, en nuestro caso, en el área de Letras comprende un trabajo para más allá de una producción escrita. En cuanto estudiosos del lenguaje, los profesores del área de la enseñanza de lenguas para alcanzar una elaboración significativa y en conformidad a los programas de enseñanza del sector educacional, necesitan considerar la realidad de cada clase. Además, el profesor como agente activo, constantemente, posee una función social indispensable para producir transformación. Por eso, se apunta la importancia del desarrollo del plan de clase que enseñe contenidos escolares, pero no abandone las necesidades sociales individuales de los alumnos. El plan de clase, por lo tanto, asume un papel para más allá de un instrumento del trabajo docente, pero funciona también como género para construcción de una educación que tiene como visión las prácticas sociales significativas y contextualizadas. En este sentido, el objetivo general de este estudio presentase en analizar la estructura del plan de clase en cuanto género del trabajo docente, en formación o no, visando comprenderlo como espacio significativo para la producción alrededor de la posibilidades de letramiento y multiletramiento (KLEIMAN, 2009), teniendo por compromiso contestar la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo el plan de clase como género de la esfera del trabajo docente puede contribuir de forma significativa en la formación de profesores de lengua? Para alcanzar los objetivos, analizamos dos planes de clase en el sitio Nova Escola que trabajan con el género poema. A lo largo de las discusiones construidas en la disertación, comprendemos la necesidad de acrecer a la estructura del género plan de clase las orientaciones de las Secuencia Didáctica propuestas por Schneuwly e Dolz (2004), así seleccionamos las SDs de los cuadernos docentes que versan la preparación para las Olimpiadas de Lengua Portuguesa que están disponibles en el sitio Escrevendo o Futuro. La presente investigación puede ser entendida por una perspectiva cualitativa de carácter bibliográfico, ya que buscamos hacer el foco en los contenidos analizados y no en la cantidad de géneros para la comprensión. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Suzanna de Almeida Melo da Silva.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons