Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426

Share on

Title: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formação
Authors: LOPES, Ana Carolina da Silva
Keywords: Educação Física; PRP; Identidade docente.
Issue Date: 15-Oct-2024
Citation: LOPES, Ana Carolina da Silva. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O PRP objetiva a valorização do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo laços entre o teórico-prático. Tendo em vista as dificuldades encontradas durante a Graduação em Licenciatura, mas particularmente, em Educação Física, deu-se o interesse em pesquisar acerca da repercussão do Programa de Residência Pedagógica na capacitação docente dos professores em formação da Universidade Federal de Pernambuco, subprojeto de Educação Física. A pesquisa é de caráter qualitativo, cujo os dados dessa pesquisa foram coletados por meio de uma entrevista narrativa, semi-estruturada. A mesma pôde concluir que o PRP preencheu lacunas na formação profissional dos entrevistados e contribuiu na construção da identidade docente, de modo a prepará-los para a realidade escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PRONTO.2.pdf951,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons