Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Alexsandro Barbosa da | - |
dc.contributor.author | LOPES, Ana Carolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T19:19:02Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T19:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-06 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Ana Carolina da Silva. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426 | - |
dc.description.abstract | O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O PRP objetiva a valorização do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo laços entre o teórico-prático. Tendo em vista as dificuldades encontradas durante a Graduação em Licenciatura, mas particularmente, em Educação Física, deu-se o interesse em pesquisar acerca da repercussão do Programa de Residência Pedagógica na capacitação docente dos professores em formação da Universidade Federal de Pernambuco, subprojeto de Educação Física. A pesquisa é de caráter qualitativo, cujo os dados dessa pesquisa foram coletados por meio de uma entrevista narrativa, semi-estruturada. A mesma pôde concluir que o PRP preencheu lacunas na formação profissional dos entrevistados e contribuiu na construção da identidade docente, de modo a prepará-los para a realidade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física; PRP; Identidade docente. | pt_BR |
dc.title | PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | não possui | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Pedagogical Residency Program (PRP) is a program of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, which aims to promote institutional pedagogical residency projects implemented by Higher Education Institutions, contributing to the improvement of the initial training of basic education teachers in undergraduate courses. The PRP aims to value the teaching-learning process, establishing links between theory and practice. In view of the difficulties encountered during the undergraduate course in Bachelor's Degree, but particularly in Physical Education, the interest arose in researching the impact of the Pedagogical Residency Program on the teacher training of teachers in training at the Federal University of Pernambuco, Physical Education subproject. The research is of a qualitative nature, and the data for this research were collected through a semi-structured narrative interview. The PRP filled gaps in professional training and contributed to the construction of the teacher identity, which prepares students for the school reality. Keywords: Physical Education; PRP; Teacher training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PRONTO.2.pdf | 951,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons