Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Alexsandro Barbosa da-
dc.contributor.authorLOPES, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-09T19:19:02Z-
dc.date.available2025-01-09T19:19:02Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-01-06-
dc.identifier.citationLOPES, Ana Carolina da Silva. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59426-
dc.description.abstractO Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O PRP objetiva a valorização do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo laços entre o teórico-prático. Tendo em vista as dificuldades encontradas durante a Graduação em Licenciatura, mas particularmente, em Educação Física, deu-se o interesse em pesquisar acerca da repercussão do Programa de Residência Pedagógica na capacitação docente dos professores em formação da Universidade Federal de Pernambuco, subprojeto de Educação Física. A pesquisa é de caráter qualitativo, cujo os dados dessa pesquisa foram coletados por meio de uma entrevista narrativa, semi-estruturada. A mesma pôde concluir que o PRP preencheu lacunas na formação profissional dos entrevistados e contribuiu na construção da identidade docente, de modo a prepará-los para a realidade escolar.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física; PRP; Identidade docente.pt_BR
dc.titlePROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: repercussão na capacitação docente dos professores em formaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesnão possuipt_BR
dc.description.abstractxThe Pedagogical Residency Program (PRP) is a program of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, which aims to promote institutional pedagogical residency projects implemented by Higher Education Institutions, contributing to the improvement of the initial training of basic education teachers in undergraduate courses. The PRP aims to value the teaching-learning process, establishing links between theory and practice. In view of the difficulties encountered during the undergraduate course in Bachelor's Degree, but particularly in Physical Education, the interest arose in researching the impact of the Pedagogical Residency Program on the teacher training of teachers in training at the Federal University of Pernambuco, Physical Education subproject. The research is of a qualitative nature, and the data for this research were collected through a semi-structured narrative interview. The PRP filled gaps in professional training and contributed to the construction of the teacher identity, which prepares students for the school reality. Keywords: Physical Education; PRP; Teacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC PRONTO.2.pdf951,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons