Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418

Compartilhe esta página

Título: Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil.
Autor(es): CINTRA, Maria Vitória Melo
Palavras-chave: Infância; Sociologia da Infância; Criança Ator Social
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: CINTRA, Maria Vitória Melo. Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa busca compreender a sociologia da infância, considerando aspectos históricos dessa área de pesquisa de sociologia. Realizamos a pesquisa partindo do levantamento de produções acadêmicas sobre Sociologia da Infância no Brasil e suas principais contribuições para a educação brasileira. Nosso objetivo é realizar um mapeamento das produções acadêmicas de Sociologia da Infância afim de analisar quais são as concepções e os referenciais adotados. Adotamos como aspectos teóricos dois pensadores que julgamos importantes para a compreensão do lugar da criança na Sociologia da Infância. O primeiro é Florestan Fernandes, que inaugura na sociologia brasileira contemporânea, a compreensão da criança a partir das “trocinhas” do mundo urbano paulistano; a criança é sujeito de produções culturais importantes para a formação da consciência nacional e da cultura. O segundo é Manuel Jacinto Sarmento, ainda que não seja brasileiro, faz parte do referencial das produções de Sociologia da Infância no Brasil contemporâneo. Dele tomamos dois aspectos importantes para a compreensão da infância: a criança é um ator social importante na construção da sociedade, da cultura e da educação; é pela brincadeira e exploração do lúdico e imaginário que esse ator social se constitui como sujeito social e sujeito da educação. Ao longo da pesquisa, fomos entendendo que a criança tem um lugar específico na produção de conhecimentos na sociedade; aprendemos que esse sujeito, apesar de ser reconhecido como ator fundamental da vida social, ainda é pensado a partir do mundo adulto e das estruturas sociais organizadas sem contemplar o que caracteriza e emerge da vida das crianças em situações de vulnerabilidade e de dominação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Vitória Melo Cintra.pdf260,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons