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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Nélio Vieira de | - |
dc.contributor.author | CINTRA, Maria Vitória Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:22:58Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T14:22:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-09 | - |
dc.identifier.citation | CINTRA, Maria Vitória Melo. Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender a sociologia da infância, considerando aspectos históricos dessa área de pesquisa de sociologia. Realizamos a pesquisa partindo do levantamento de produções acadêmicas sobre Sociologia da Infância no Brasil e suas principais contribuições para a educação brasileira. Nosso objetivo é realizar um mapeamento das produções acadêmicas de Sociologia da Infância afim de analisar quais são as concepções e os referenciais adotados. Adotamos como aspectos teóricos dois pensadores que julgamos importantes para a compreensão do lugar da criança na Sociologia da Infância. O primeiro é Florestan Fernandes, que inaugura na sociologia brasileira contemporânea, a compreensão da criança a partir das “trocinhas” do mundo urbano paulistano; a criança é sujeito de produções culturais importantes para a formação da consciência nacional e da cultura. O segundo é Manuel Jacinto Sarmento, ainda que não seja brasileiro, faz parte do referencial das produções de Sociologia da Infância no Brasil contemporâneo. Dele tomamos dois aspectos importantes para a compreensão da infância: a criança é um ator social importante na construção da sociedade, da cultura e da educação; é pela brincadeira e exploração do lúdico e imaginário que esse ator social se constitui como sujeito social e sujeito da educação. Ao longo da pesquisa, fomos entendendo que a criança tem um lugar específico na produção de conhecimentos na sociedade; aprendemos que esse sujeito, apesar de ser reconhecido como ator fundamental da vida social, ainda é pensado a partir do mundo adulto e das estruturas sociais organizadas sem contemplar o que caracteriza e emerge da vida das crianças em situações de vulnerabilidade e de dominação. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Infância | pt_BR |
dc.subject | Criança Ator Social | pt_BR |
dc.title | Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Maria Vitória Melo Cintra.pdf | 260,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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