Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Nélio Vieira de-
dc.contributor.authorCINTRA, Maria Vitória Melo-
dc.date.accessioned2025-01-09T14:22:58Z-
dc.date.available2025-01-09T14:22:58Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2025-01-09-
dc.identifier.citationCINTRA, Maria Vitória Melo. Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender a sociologia da infância, considerando aspectos históricos dessa área de pesquisa de sociologia. Realizamos a pesquisa partindo do levantamento de produções acadêmicas sobre Sociologia da Infância no Brasil e suas principais contribuições para a educação brasileira. Nosso objetivo é realizar um mapeamento das produções acadêmicas de Sociologia da Infância afim de analisar quais são as concepções e os referenciais adotados. Adotamos como aspectos teóricos dois pensadores que julgamos importantes para a compreensão do lugar da criança na Sociologia da Infância. O primeiro é Florestan Fernandes, que inaugura na sociologia brasileira contemporânea, a compreensão da criança a partir das “trocinhas” do mundo urbano paulistano; a criança é sujeito de produções culturais importantes para a formação da consciência nacional e da cultura. O segundo é Manuel Jacinto Sarmento, ainda que não seja brasileiro, faz parte do referencial das produções de Sociologia da Infância no Brasil contemporâneo. Dele tomamos dois aspectos importantes para a compreensão da infância: a criança é um ator social importante na construção da sociedade, da cultura e da educação; é pela brincadeira e exploração do lúdico e imaginário que esse ator social se constitui como sujeito social e sujeito da educação. Ao longo da pesquisa, fomos entendendo que a criança tem um lugar específico na produção de conhecimentos na sociedade; aprendemos que esse sujeito, apesar de ser reconhecido como ator fundamental da vida social, ainda é pensado a partir do mundo adulto e das estruturas sociais organizadas sem contemplar o que caracteriza e emerge da vida das crianças em situações de vulnerabilidade e de dominação.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSociologia da Infânciapt_BR
dc.subjectCriança Ator Socialpt_BR
dc.titleQuem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Vitória Melo Cintra.pdf260,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons