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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59394

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Título: As etapas do processo pedagógico no De Magistro de Agostinho e suas contribuições para o ensino de Filosofia
Autor(es): Ferreira, João Vitor de Lima
Palavras-chave: Agostinho; De Magistro; Processo pedagógico; Mestre interior; Ensino de Filosofia
Data do documento: 14-Mar-2024
Citação: FERREIRA, João Vitor de Lima. As etapas do processo pedagógico no De Magistro de Agostinho e suas contribuições para o ensino de Filosofia. 2025. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia Licenciatura, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Livro De Magistro de Agostinho de Hipona é um opúsculo cujo conteúdo é um diálogo. A obra tem por objetivo um fim epistemológico. Para o Filósofo patrístico, aprende-se algo não pelo poder presente nas palavras, mas pelo conhecimento de seu significado e pelo contato com os objetos aos quais elas se referem. O conhecimento se daria pelo contato direto ou indireto com os objetos de investigação, mas estes objetos são interiores. Cristo, seria a Luz interior que faz o ser humano distinguir se estes objetos estão sendo apresentados de maneira falsa ou verdadeira, chegando a concluir que apenas na atmosfera divina haveria a Luz do verdadeiro conhecimento. O jovem Adeodato compreende que as conclusões nas quais ele chegou, na realidade, só foram possíveis de ser acessadas por ter sido irradiado por este brilho celeste. Tendo em vista estes fatos, é possível identificar um processo pedagógico cujo intuito é o ensino para jovens. Este processo possui etapas que podem ser de relevância para o ensino de Filosofia. Foi possível identificar tais etapas: A pergunta filosófica gerada pelo significado de um sinal, a discussão filosófica sobre o sinal, a tentativa de resposta por parte do aluno, o acesso aos objetos interiores de conhecimento espiritual (a priori), E a conclusão da investigação após ter acessado o objeto interior, ou seja, ter sido “iluminado”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59394
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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