Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59394
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Marcos Roberto Nunes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, João Vitor de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T14:25:53Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T14:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, João Vitor de Lima. As etapas do processo pedagógico no De Magistro de Agostinho e suas contribuições para o ensino de Filosofia. 2025. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia Licenciatura, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59394 | - |
dc.description.abstract | O Livro De Magistro de Agostinho de Hipona é um opúsculo cujo conteúdo é um diálogo. A obra tem por objetivo um fim epistemológico. Para o Filósofo patrístico, aprende-se algo não pelo poder presente nas palavras, mas pelo conhecimento de seu significado e pelo contato com os objetos aos quais elas se referem. O conhecimento se daria pelo contato direto ou indireto com os objetos de investigação, mas estes objetos são interiores. Cristo, seria a Luz interior que faz o ser humano distinguir se estes objetos estão sendo apresentados de maneira falsa ou verdadeira, chegando a concluir que apenas na atmosfera divina haveria a Luz do verdadeiro conhecimento. O jovem Adeodato compreende que as conclusões nas quais ele chegou, na realidade, só foram possíveis de ser acessadas por ter sido irradiado por este brilho celeste. Tendo em vista estes fatos, é possível identificar um processo pedagógico cujo intuito é o ensino para jovens. Este processo possui etapas que podem ser de relevância para o ensino de Filosofia. Foi possível identificar tais etapas: A pergunta filosófica gerada pelo significado de um sinal, a discussão filosófica sobre o sinal, a tentativa de resposta por parte do aluno, o acesso aos objetos interiores de conhecimento espiritual (a priori), E a conclusão da investigação após ter acessado o objeto interior, ou seja, ter sido “iluminado”. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agostinho | pt_BR |
dc.subject | De Magistro | pt_BR |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Mestre interior | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.title | As etapas do processo pedagógico no De Magistro de Agostinho e suas contribuições para o ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Guimarães, Suzano de Aquino | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1136821185537508 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Book De Magistro by Augustine of Hippo is a booklet whose content is a dialogue. The work aims at an epistemological end. For the patristic Philosopher, something is learned not through the power present in words, but through knowledge of their meaning and through contact with the objects to which they refer. Knowledge is given by direct or indirect contact with the objects of investigation, but these objects are interior. Christ would be the inner Light that makes human beings distinguish whether these objects are being presented in a false or true way, concluding that only in the divine atmosphere would there be the Light of true knowledge. The boy Adeodato understood that the lessons he arrived at, in reality, were only possible to be accessed because they were radiated by this celestial glow. Bearing these facts in mind, it is possible to identify a pedagogical process whose aim is to teach to young people. This process has steps that may be relevant to the teaching of Philosophy. It was possible to identify such stages: The philosophical question generated by the meaning of a sign, the philosophical discussion about the sign, the student's attempted response, access to the inner objects of spiritual knowledge (a priori), and the conclusion of the investigation after having accessed the inner object, that is, having been “illuminated”. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC de João Vitor de Lima Ferreira.pdf | 497,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons