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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386
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Título : | PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil |
Autor : | NASCIMENTO, Juan Lucas Cariolano |
Palabras clave : | Práticas Corporais; Ludicidade; Cultura Corporal; Educação Infantil; Educação Física |
Fecha de publicación : | 16-oct-2024 |
Citación : | NASCIMENTO, Juan. PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O estudo "Práticas Corporais com Ludicidade: Sentidos e Significados para a Educação Infantil” explora como as práticas corporais, mediadas pela ludicidade, expressam sentidos e significados na Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem crítica-humanizadora, que considera a criança como um ser completo, cujas dimensões físicas, emocionais, cognitivas e sociais se interligam de forma indissociável. O estudo enfatiza a importância das práticas corporais — como jogos, brincadeiras, danças, esportes e outras atividades motoras — enquanto expressões culturais ricas em significados que ajudam na construção da identidade e promovem a inclusão. Essas práticas são compreendidas como experiências educativas que vão além do simples movimento, incorporando elementos sociais e emocionais que permitem à criança explorar o mundo de maneira integrada. A ludicidade é apresentada como uma abordagem pedagógica fundamental para que essas atividades sejam significativas, promovendo o engajamento, a criatividade e o senso de cooperação. Metodologicamente, o trabalho é baseado em uma pesquisa qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e análise de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicam que, ao incorporar a ludicidade nas práticas corporais, é possível criar um ambiente educativo que respeite e valorize a criança em sua totalidade. O estudo destaca, ainda, a importância de um ambiente escolar que promova essas práticas de forma intencional e planejada, e de educadores capacitados para atuar como mediadores nesse processo. Em conclusão, o estudo reforça que as práticas corporais com ludicidade são mais do que estratégias pedagógicas; elas são elementos centrais para uma educação que respeita a criança como um ser integral. |
Descripción : | 8,6 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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