Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Juan Lucas Cariolano-
dc.date.accessioned2025-01-06T19:03:04Z-
dc.date.available2025-01-06T19:03:04Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-11-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Juan. PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386-
dc.description8,6pt_BR
dc.description.abstractO estudo "Práticas Corporais com Ludicidade: Sentidos e Significados para a Educação Infantil” explora como as práticas corporais, mediadas pela ludicidade, expressam sentidos e significados na Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem crítica-humanizadora, que considera a criança como um ser completo, cujas dimensões físicas, emocionais, cognitivas e sociais se interligam de forma indissociável. O estudo enfatiza a importância das práticas corporais — como jogos, brincadeiras, danças, esportes e outras atividades motoras — enquanto expressões culturais ricas em significados que ajudam na construção da identidade e promovem a inclusão. Essas práticas são compreendidas como experiências educativas que vão além do simples movimento, incorporando elementos sociais e emocionais que permitem à criança explorar o mundo de maneira integrada. A ludicidade é apresentada como uma abordagem pedagógica fundamental para que essas atividades sejam significativas, promovendo o engajamento, a criatividade e o senso de cooperação. Metodologicamente, o trabalho é baseado em uma pesquisa qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e análise de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicam que, ao incorporar a ludicidade nas práticas corporais, é possível criar um ambiente educativo que respeite e valorize a criança em sua totalidade. O estudo destaca, ainda, a importância de um ambiente escolar que promova essas práticas de forma intencional e planejada, e de educadores capacitados para atuar como mediadores nesse processo. Em conclusão, o estudo reforça que as práticas corporais com ludicidade são mais do que estratégias pedagógicas; elas são elementos centrais para uma educação que respeita a criança como um ser integral.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Corporaispt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCultura Corporalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titlePRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxThe study "Body Practices with Playfulness: Meanings and Significance for Early Childhood Education" explores how body practices, mediated by playfulness, express meanings and significance in Early Childhood Education. The research adopts a critical-humanizing approach, which considers the child as a whole being, whose physical, emotional, cognitive, and social dimensions are inseparably interconnected. The study emphasizes the importance of body practices—such as games, play, dance, sports, and other motor activities—as culturally rich expressions that aid in identity formation and promote inclusion. These practices are understood as educational experiences that go beyond simple movement, incorporating social and emotional elements that allow children to explore the world in an integrated way. Playfulness is presented as a fundamental pedagogical approach to make these activities meaningful, fostering engagement, creativity, and a sense of cooperation. Methodologically, the work is based on qualitative research, anchored in a bibliographic review and analysis of classical and contemporary authors. The results indicate that by incorporating playfulness into body practices, it is possible to create an educational environment that respects and values the child in their entirety. The study also highlights the importance of a school environment that intentionally and thoughtfully promotes these practices, along with trained educators to act as mediators in this process. In conclusion, the study reinforces that body practices with playfulness are more than pedagogical strategies; they are central elements for an education that respects the child as a whole being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Juan Lucas Cariolano Nascimento-2.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons