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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59358

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Título: A proposta pedagógica do Programa Tempo Certo para a alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Caruaru-PE.
Autor(es): SILVA, Bárbara Aparecida Rodrigues Santos
Palavras-chave: Alfabetização; letramento; dificuldades; pandemia
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: SILVA, Bárbara Aparecida Rodrigues Santos. A proposta pedagógica do Programa Tempo Certo para a alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho analisa a proposta pedagógica do Programa Tempo Certo, implementado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE, com o objetivo de superar os desafios na alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, agravados pelo contexto pandêmico. A metodologia baseia-se nos agrupamentos produtivos, inspirados na Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que organiza os estudantes em níveis de desenvolvimento, promovendo uma abordagem personalizada de ensino. O estudo destaca a relevância social e educacional do programa, enfatizando sua contribuição para a recuperação das aprendizagens prejudicadas durante a pandemia da COVID-19. Dados de 2022 mostram avanços significativos, como a redução de estudantes não alfabetizados de 53% para 16% e o aumento daqueles plenamente alfabetizados de 21% para 55%. A percepção dos professores reforça a efetividade do programa, reconhecendo-o como uma ferramenta importante para mitigar o impacto do ensino remoto e fomentar a equidade educacional. Entretanto, desafios como a necessidade de maior motivação docente, ampliação do tempo destinado às atividades e contratação estratégica de profissionais são apontados. Além disso, o estudo sugere aprimoramentos na avaliação contínua e na oferta de recursos pedagógicos para fortalecer a inovação nas práticas de ensino. Conclui-se que o Programa Tempo Certo desempenha um papel crucial na alfabetização e letramento, alinhado às diretrizes da BNCC e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Apesar de seu êxito inicial, a continuidade e consolidação de seus resultados dependem de ajustes estratégicos para garantir avanços sustentáveis e equitativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59358
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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