Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59358

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Bárbara Aparecida Rodrigues Santos-
dc.date.accessioned2025-01-03T16:46:31Z-
dc.date.available2025-01-03T16:46:31Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-01-02-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Aparecida Rodrigues Santos. A proposta pedagógica do Programa Tempo Certo para a alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59358-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a proposta pedagógica do Programa Tempo Certo, implementado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE, com o objetivo de superar os desafios na alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, agravados pelo contexto pandêmico. A metodologia baseia-se nos agrupamentos produtivos, inspirados na Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que organiza os estudantes em níveis de desenvolvimento, promovendo uma abordagem personalizada de ensino. O estudo destaca a relevância social e educacional do programa, enfatizando sua contribuição para a recuperação das aprendizagens prejudicadas durante a pandemia da COVID-19. Dados de 2022 mostram avanços significativos, como a redução de estudantes não alfabetizados de 53% para 16% e o aumento daqueles plenamente alfabetizados de 21% para 55%. A percepção dos professores reforça a efetividade do programa, reconhecendo-o como uma ferramenta importante para mitigar o impacto do ensino remoto e fomentar a equidade educacional. Entretanto, desafios como a necessidade de maior motivação docente, ampliação do tempo destinado às atividades e contratação estratégica de profissionais são apontados. Além disso, o estudo sugere aprimoramentos na avaliação contínua e na oferta de recursos pedagógicos para fortalecer a inovação nas práticas de ensino. Conclui-se que o Programa Tempo Certo desempenha um papel crucial na alfabetização e letramento, alinhado às diretrizes da BNCC e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Apesar de seu êxito inicial, a continuidade e consolidação de seus resultados dependem de ajustes estratégicos para garantir avanços sustentáveis e equitativos.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjectdificuldadespt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.titleA proposta pedagógica do Programa Tempo Certo para a alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3122682769105039pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3047-2503pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Aparecida Rodrigues Santos Silva .pdf738,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons