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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59357
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Título: | As práticas de gestão de pessoas em bibliotecas públicas na perspectiva dos gestores |
Autor(es): | Forbeci, Maria Luiza Alves |
Palavras-chave: | Gestão de Pessoas; Biblioteca Universitária; Formação em Biblioteconomia; Biblioteca Pública |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Citação: | Forbeci, Maria Luiza Alves. As práticas de gestão de pessoas em bibliotecas públicas na perspectiva dos gestores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A pesquisa desenvolvida tem como temática a gestão de pessoas em bibliotecas públicas vinculadas a instituições federais de ensino. Utilizando uma abordagem qualiquantitativa, o estudo analisa as práticas de gestão de pessoas desenvolvidas nas bibliotecas, a partir da perspectiva dos bibliotecários que ocupam cargos de gestão. A pesquisa também analisa os projetos pedagógicos dos cursos (PPC´s) de bacharelado em Biblioteconomia, reconhecidos pelo MEC, a fim de estudar a formação dos discentes em gestão durante sua graduação. Para tanto, foi aplicado um questionário e realizada entrevistas semi-estruturadas com bibliotecários de todo o Brasil. Além da pesquisa documental com os PPC´s. Os resultados revelam que, embora os planos pedagógicos dos cursos de graduação em Biblioteconomia indiquem a oferta de mais disciplinas do que indica a literatura, é evidente a limitada formação dos estudantes de biblioteconomia em temas relacionado à gestão, o que gera como impacto negativo o sentimento de despreparo, desmotivando os profissionais a exercerem tais funções. Outro ponto importante é a escassa inclusão de temas sobre gestão de pessoas. Além disso, os gestores, embora se esforcem para criar um ambiente que promova o engajamento dos colaboradores, enfrentam desafios que restringem sua eficácia e capacidade de liderança devido à sobrecarga com outras questões envolvidas em seu ambiente de trabalho. As práticas de gestão observadas não se mostraram diferentes das relatadas na literatura ao longo dos anos, sendo predominantemente instintivas e focadas em tarefas operacionais e técnicas. Embora os gestores percebam seu estilo como democrático e afirmam criar oportunidades para a participação dos colaboradores na tomada de decisões e na proposição de melhorias, a participação real é limitada e desestruturada, resultando em um processo mais informativo do que participativo. Além disso, a transformação das bibliotecas em ambientes mais dinâmicos, inovadores e acessíveis, com recursos tecnológicos integrados e alinhados às necessidades informacionais dos usuários, parece um objetivo ainda distante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59357 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
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