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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59357
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Antonio de Souza | - |
dc.contributor.author | Forbeci, Maria Luiza Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-03T16:38:48Z | - |
dc.date.available | 2025-01-03T16:38:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-02 | - |
dc.identifier.citation | Forbeci, Maria Luiza Alves. As práticas de gestão de pessoas em bibliotecas públicas na perspectiva dos gestores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59357 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida tem como temática a gestão de pessoas em bibliotecas públicas vinculadas a instituições federais de ensino. Utilizando uma abordagem qualiquantitativa, o estudo analisa as práticas de gestão de pessoas desenvolvidas nas bibliotecas, a partir da perspectiva dos bibliotecários que ocupam cargos de gestão. A pesquisa também analisa os projetos pedagógicos dos cursos (PPC´s) de bacharelado em Biblioteconomia, reconhecidos pelo MEC, a fim de estudar a formação dos discentes em gestão durante sua graduação. Para tanto, foi aplicado um questionário e realizada entrevistas semi-estruturadas com bibliotecários de todo o Brasil. Além da pesquisa documental com os PPC´s. Os resultados revelam que, embora os planos pedagógicos dos cursos de graduação em Biblioteconomia indiquem a oferta de mais disciplinas do que indica a literatura, é evidente a limitada formação dos estudantes de biblioteconomia em temas relacionado à gestão, o que gera como impacto negativo o sentimento de despreparo, desmotivando os profissionais a exercerem tais funções. Outro ponto importante é a escassa inclusão de temas sobre gestão de pessoas. Além disso, os gestores, embora se esforcem para criar um ambiente que promova o engajamento dos colaboradores, enfrentam desafios que restringem sua eficácia e capacidade de liderança devido à sobrecarga com outras questões envolvidas em seu ambiente de trabalho. As práticas de gestão observadas não se mostraram diferentes das relatadas na literatura ao longo dos anos, sendo predominantemente instintivas e focadas em tarefas operacionais e técnicas. Embora os gestores percebam seu estilo como democrático e afirmam criar oportunidades para a participação dos colaboradores na tomada de decisões e na proposição de melhorias, a participação real é limitada e desestruturada, resultando em um processo mais informativo do que participativo. Além disso, a transformação das bibliotecas em ambientes mais dinâmicos, inovadores e acessíveis, com recursos tecnológicos integrados e alinhados às necessidades informacionais dos usuários, parece um objetivo ainda distante. | pt_BR |
dc.format.extent | 170p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação em Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Pública | pt_BR |
dc.title | As práticas de gestão de pessoas em bibliotecas públicas na perspectiva dos gestores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3471198094629162 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2420967612961881 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research developed focuses on people management in public libraries linked to federal educational institutions. Using a mixed-methods approach, the study analyzes the people management practices implemented in these libraries from the perspective of librarians holding management positions. The research also examines the pedagogical projects (PPC’s) of the Bachelor’s degree programs in Library Science, recognized by the Ministry of Education (MEC), in order to investigate how students are trained in management during their undergraduate studies. To this end, a questionnaire was administered, and semi-structured interviews were conducted with librarians from across Brazil. Additionally, a documentary analysis of the PPC’s was carried out. The results reveal that although the pedagogical plans for undergraduate Library Science programs indicate the offering of more courses than the literature suggests, there is a clear lack of comprehensive training for library students on management-related topics. This results in a negative impact, leading to a sense of unpreparedness, which demotivates professionals from assuming such roles. Another important point is the scarce inclusion of topics on people management. Furthermore, although managers strive to create an environment that promotes employee engagement, they face challenges that limit their effectiveness and leadership capacity due to the overload of other issues in their work environment. The management practices observed were not different from those reported in the literature over the years, remaining predominantly instinctive and focused on operational and technical tasks. While managers perceive their style as democratic and claim to create opportunities for employee participation in decision-making and proposing improvements, actual participation is limited and unstructured, resulting in a process that is more informational than participatory. Moreover, the transformation of libraries into more dynamic, innovative, and accessible environments, with integrated technological resources aligned with users' informational needs, seems to be a distant goal. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-8053-5782 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Maria Luiza Alves Forbeci.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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