Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59349
Compartilhe esta página
Título: | O papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados. |
Autor(es): | BEZERRA, Mírian Fran Santos |
Palavras-chave: | OBMEP; Matemática; Motivação; Premiação; Olimpíada |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Citação: | BEZERRA, Mírian Fran Santos. O Papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados. 2024. 56 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) se destaca como uma iniciativa que pode instigar o interesse e o aprofundamento no estudo da matemática entre os alunos. A OBMEP promover a competitividade e implementa novas metodologias de ensino, beneficiando diretamente os estudantes ao oferecer oportunidades como bolsas de estudo e programas de iniciação científica, que incentivam seu desenvolvimento acadêmico e ampliam suas perspectivas futuras. Como pergunta orientadora, a presente pesquisa procurou entender: De que maneira a OBMEP promove o estímulo para que alunos medalhistas busquem o aprofundamento no estudo da matemática? Tendo como objetivo geral: Investigar o papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados, em uma escola do agreste Pernambuco. Com sua base teórica, fundamentada nos trabalhos de Batista da Silva e et al (2022), Alves (2010), Almeida (2022) e a tese de Ibiapina (2021). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com uma perspectiva metodológica de um estudo de caso. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista presencial por meio da modalidade de entrevista semiestruturada, sendo realizada com três estudantes da licenciatura em matemática. A análise dos dados indicou que a participação e a premiação na OBMEP possuíram um impacto positivo na trajetória acadêmica, levando a optarem pela licenciatura em matemática. Através de entrevistas com medalhistas, fica evidente que a experiência na OBMEP não só desenvolve habilidades matemáticas, mas também fortalece a motivação intrínseca, transformando a percepção da disciplina. O reconhecimento e as premiações oferecidas pela OBMEP incentivaram estes discentes a se dedicarem mais e a enxergarem a matemática como uma área acessível e interessante, desafiando preconceitos históricos sobre a disciplina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59349 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mírian Fran Santos Bezerra.pdf | 542,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons