Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59349
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Mírian Fran Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-02T19:26:12Z | - |
dc.date.available | 2025-01-02T19:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Mírian Fran Santos. O Papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados. 2024. 56 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59349 | - |
dc.description.abstract | A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) se destaca como uma iniciativa que pode instigar o interesse e o aprofundamento no estudo da matemática entre os alunos. A OBMEP promover a competitividade e implementa novas metodologias de ensino, beneficiando diretamente os estudantes ao oferecer oportunidades como bolsas de estudo e programas de iniciação científica, que incentivam seu desenvolvimento acadêmico e ampliam suas perspectivas futuras. Como pergunta orientadora, a presente pesquisa procurou entender: De que maneira a OBMEP promove o estímulo para que alunos medalhistas busquem o aprofundamento no estudo da matemática? Tendo como objetivo geral: Investigar o papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados, em uma escola do agreste Pernambuco. Com sua base teórica, fundamentada nos trabalhos de Batista da Silva e et al (2022), Alves (2010), Almeida (2022) e a tese de Ibiapina (2021). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com uma perspectiva metodológica de um estudo de caso. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista presencial por meio da modalidade de entrevista semiestruturada, sendo realizada com três estudantes da licenciatura em matemática. A análise dos dados indicou que a participação e a premiação na OBMEP possuíram um impacto positivo na trajetória acadêmica, levando a optarem pela licenciatura em matemática. Através de entrevistas com medalhistas, fica evidente que a experiência na OBMEP não só desenvolve habilidades matemáticas, mas também fortalece a motivação intrínseca, transformando a percepção da disciplina. O reconhecimento e as premiações oferecidas pela OBMEP incentivaram estes discentes a se dedicarem mais e a enxergarem a matemática como uma área acessível e interessante, desafiando preconceitos históricos sobre a disciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | OBMEP | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Premiação | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada | pt_BR |
dc.title | O papel da OBMEP na estimulação do aprofundamento no estudo da matemática entre alunos premiados. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8246410717453116 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) stands out as an initiative that can instigate interest and deepen the study of mathematics among students. OBMEP promotes competitiveness and implements new teaching methodologies, directly benefiting students by offering opportunities such as scholarships and scientific initiation programs, which encourage their academic development and broaden their future prospects. As a guiding question, this research sought to understand: In what way does OBMEP encourage medal-winning students to seek deeper study of mathematics? With the general objective: To investigate the role of OBMEP in stimulating the deepening of the study of mathematics among awardwinning students, in a school in the Pernambuco hinterland. With its theoretical basis, based on the works of Silva et al (2022), Alves (2010), Almeida (2022) and the thesis by Ibiapina (2021). The research had a qualitative approach with a methodological perspective of a case study. The instrument used for data collection was a face-to-face interview using the semi-structured interview method, conducted with three undergraduate mathematics students. Data analysis indicated that participation and the award in the OBMEP had a positive impact on their academic trajectory, leading them to choose the undergraduate mathematics degree. Through interviews with medalists, it is clear that the experience in the OBMEP not only develops mathematical skills, but also strengthens intrinsic motivation, transforming the perception of the subject. The recognition and awards offered by the OBMEP encouraged these students to dedicate themselves more and to see mathematics as an accessible and interesting area, challenging historical prejudices about the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mírian Fran Santos Bezerra.pdf | 542,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons