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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59347
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Title: | A influência das redes sociais na construção da afetividade entre licenciandos em matemática frente ao hiperativismo sócio-virtual: um estudo pós-COVID-19 do período 2020.2 |
Authors: | SILVA, Isaac Emmanuel da |
Keywords: | Modernidade Líquida; Filosofia da Diferença; Ensino Remoto Emergencial; Experiência; Matemática-Licenciatura |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Citation: | SILVA, Isaac Emmanuel da. A influência das redes sociais na construção da afetividade entre licenciandos em matemática frente ao hiperativismo sócio-virtual: um estudo pós-COVID-19 do período 2020.2. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A Filosofia, por muitos anos, foi vista como uma filosofia do Uno, focada apenas na interpretação do mundo, sem a intenção de intervir. Gilles Deleuze se distancia do modelo platônico e propõe a Filosofia da Diferença, que não visa fixar conceitos, mas movê-los. Neste contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as relações de afetividade na construção do Devir Docente frente ao Hiperativismo Sócio-virtual (Queiroz, 2016; 2019), fenômeno do século XXI, e avaliar os impactos das Redes Sociais na formação dos discentes do período 2020.2 do curso de Matemática-Licenciatura, pós-COVID-19. A pesquisa apresenta uma revisão dos acontecimentos da pandemia de COVID-19, no contexto mundial e brasileiro, além de discutir os Estudos Continuados Emergenciais no Ensino Superior, com ênfase na Universidade Federal de Pernambuco e nos atos legais realizados pela universidade em 2020. São abordados fenômenos como Bolha de filtros (Pariser, 2012), cancelamento, fake news e “pós-verdade”, originados pela influência das Redes Sociais em diversos aspectos da vida humana. No âmbito subjetivo, discutem-se a Modernidade Líquida (Bauman, 2001; 2011), o Experenciar de Bondía (2002) e o Cuidado de Si de Foucault (2006; 2016). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com oito participantes, cujas respostas foram analisadas à luz do Hiperativismo e da influência das Redes Sociais na construção da identidade estudantil. Os resultados indicam que, embora muitos participantes percebessem as plataformas digitais como uma forma eficaz de comunicação entre alunos e professores, além de promoverem a integração acadêmica, também surgiram preocupações sobre exclusão e dificuldades na formação de grupos durante o Ensino Remoto Emergencial, especialmente entre aqueles com desafios na adaptação às plataformas digitais. A pesquisa destaca a complexidade do uso das tecnologias digitais, evidenciando tanto as vantagens quanto as dificuldades do Ensino Remoto Emergencial. Conclui-se que, apesar das facilidades proporcionadas pelas ferramentas digitais, aspectos subjetivos relacionados à sensação de pertencimento, confiança e interação pessoal ainda precisam ser mais explorados. Assim, sugere-se a necessidade de mais estudos sobre o impacto emocional e social das tecnologias no ambiente acadêmico para uma compreensão mais profunda da experiência dos alunos durante o Ensino Remoto, abrindo caminho para futuras investigações que possam aprimorar as práticas pedagógicas em contextos digitais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59347 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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