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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59347

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Isaac Emmanuel da-
dc.date.accessioned2025-01-02T16:49:06Z-
dc.date.available2025-01-02T16:49:06Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.date.submitted2024-12-26-
dc.identifier.citationSILVA, Isaac Emmanuel da. A influência das redes sociais na construção da afetividade entre licenciandos em matemática frente ao hiperativismo sócio-virtual: um estudo pós-COVID-19 do período 2020.2. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59347-
dc.description.abstractA Filosofia, por muitos anos, foi vista como uma filosofia do Uno, focada apenas na interpretação do mundo, sem a intenção de intervir. Gilles Deleuze se distancia do modelo platônico e propõe a Filosofia da Diferença, que não visa fixar conceitos, mas movê-los. Neste contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as relações de afetividade na construção do Devir Docente frente ao Hiperativismo Sócio-virtual (Queiroz, 2016; 2019), fenômeno do século XXI, e avaliar os impactos das Redes Sociais na formação dos discentes do período 2020.2 do curso de Matemática-Licenciatura, pós-COVID-19. A pesquisa apresenta uma revisão dos acontecimentos da pandemia de COVID-19, no contexto mundial e brasileiro, além de discutir os Estudos Continuados Emergenciais no Ensino Superior, com ênfase na Universidade Federal de Pernambuco e nos atos legais realizados pela universidade em 2020. São abordados fenômenos como Bolha de filtros (Pariser, 2012), cancelamento, fake news e “pós-verdade”, originados pela influência das Redes Sociais em diversos aspectos da vida humana. No âmbito subjetivo, discutem-se a Modernidade Líquida (Bauman, 2001; 2011), o Experenciar de Bondía (2002) e o Cuidado de Si de Foucault (2006; 2016). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com oito participantes, cujas respostas foram analisadas à luz do Hiperativismo e da influência das Redes Sociais na construção da identidade estudantil. Os resultados indicam que, embora muitos participantes percebessem as plataformas digitais como uma forma eficaz de comunicação entre alunos e professores, além de promoverem a integração acadêmica, também surgiram preocupações sobre exclusão e dificuldades na formação de grupos durante o Ensino Remoto Emergencial, especialmente entre aqueles com desafios na adaptação às plataformas digitais. A pesquisa destaca a complexidade do uso das tecnologias digitais, evidenciando tanto as vantagens quanto as dificuldades do Ensino Remoto Emergencial. Conclui-se que, apesar das facilidades proporcionadas pelas ferramentas digitais, aspectos subjetivos relacionados à sensação de pertencimento, confiança e interação pessoal ainda precisam ser mais explorados. Assim, sugere-se a necessidade de mais estudos sobre o impacto emocional e social das tecnologias no ambiente acadêmico para uma compreensão mais profunda da experiência dos alunos durante o Ensino Remoto, abrindo caminho para futuras investigações que possam aprimorar as práticas pedagógicas em contextos digitais.pt_BR
dc.format.extent110 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModernidade Líquidapt_BR
dc.subjectFilosofia da Diferençapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectMatemática-Licenciaturapt_BR
dc.titleA influência das redes sociais na construção da afetividade entre licenciandos em matemática frente ao hiperativismo sócio-virtual: um estudo pós-COVID-19 do período 2020.2pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5654697136889724pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxPhilosophy, for many years, was seen as a philosophy of the One, focused solely on the interpretation of the world, without the intention of intervening. Gilles Deleuze distances himself from the Platonic model and proposes the Philosophy of Difference, which does not aim to fix concepts but to move them. In this context, the present Undergraduate Thesis aimed to investigate the affective relationships in the construction of the Teacher Becoming in the face of Socio-Virtual Hyperactivity (Queiroz, 2016; 2019), a phenomenon of the 21st century, and to assess the impacts of Social Media on the formation of students from the 2020.2 period of the Mathematics Teaching Degree program, post-COVID-19. The research presents a review of the events of the COVID-19 pandemic in the global and Brazilian context, in addition to discussing the Emergency Continued Studies in Higher Education, with an emphasis on the Federal University of Pernambuco and the legal acts carried out by the university in 2020. Phenomena such as Filter Bubble (Pariser, 2012), Cancel Culture, fake news, and "Post-Truth," originated by the influence of Social Media in various aspects of human life, are addressed. In the subjective scope, the research discusses Liquid Modernity (Bauman, 2001; 2011), The Experience of Bondía (2002), and Foucault's Care of the Self (2006; 2016). The research employed a qualitative approach, with interviews conducted with eight participants, whose responses were analyzed in light of Hyperactivity and the influence of Social Media on the construction of student identity. The results indicate that, although many participants perceived digital platforms as an effective means of communication between students and teachers, as well as promoting academic integration, concerns about exclusion and difficulties in forming groups during Emergency Remote Learning also emerged, particularly among those facing challenges in adapting to digital platforms. The research highlights the complexity of using digital technologies, showing both the advantages and difficulties of Emergency Remote Learning. It concludes that, despite the conveniences provided by digital tools, subjective aspects related to the sense of belonging, trust, and personal interaction still need to be further explored. Thus, it suggests the need for further studies on the emotional and social impact of technologies in the academic environment to gain a deeper understanding of students' experiences during Remote Learning, paving the way for future investigations that can enhance pedagogical practices in digital contexts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-7354-3326pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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