Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337

Compartilhe esta página

Título: Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais.
Autor(es): Maciel, Caroline da Silva Alves
Palavras-chave: Leis Ponderais; Sequência didática; Níveis de conhecimento químico
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: Maciel , Caroline da Silva Alves. Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A Química é uma disciplina em que sua teoria e prática devem estar necessariamente interligadas. Essa premissa também é especificamente válida, para o conteúdo de leis ponderais, sendo em seu aprendizado necessário a apreensão de elementos teóricos e práticos. Em consequência à desatenção dessa peculiaridade, durante o processo de ensino, observa-se por vezes dificuldades na aprendizagem desse conteúdo em decorrência da dificuldade dos estudantes em interpretar as ações, associadas aos procedimentos lógico matemáticos, realizadas na sistematização dos dados com vistas a quantificação dos fenômenos. De tal maneira a presente pesquisa buscou compreender a implicação de relacionar os níveis de conhecimento químico, na perspectiva de Méheut e Kermen, na compreensão de procedimentos de quantificação e explicações de fenômenos associados a leis ponderais. A pesquisa tem um viés qualitativo e exploratório que buscou analisar uma sequência didática organizada de acordo com os níveis de conhecimento químico proposto por Méheut e Kermen, a saber: Microscópico, Simbólico, Macroscópico e Empírico. Metodologicamente, foi analisado o discurso dos estudantes e sua compreensão do conteúdo, com base nos Níveis de Conhecimento Químico. Como resultados observou-se que a partir dos momentos da sequência os estudantes conseguiam transitar de um nível de conhecimento para outro, destacando representações, cálculos e relações atômica-moleculares, evidenciando dessa forma a presença dos níveis de conhecimento não apenas no momento elaborado especificamente a sua emergência, mas também na promoção de um diálogo entre eles para a interpretação da linguagem química e da compreensão das leis ponderais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Caroline da Silva Alves Maciel.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons