Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337

Share on

Title: Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais.
Authors: Maciel, Caroline da Silva Alves
Keywords: Leis Ponderais; Sequência didática; Níveis de conhecimento químico
Issue Date: 11-Oct-2024
Citation: Maciel , Caroline da Silva Alves. Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A Química é uma disciplina em que sua teoria e prática devem estar necessariamente interligadas. Essa premissa também é especificamente válida, para o conteúdo de leis ponderais, sendo em seu aprendizado necessário a apreensão de elementos teóricos e práticos. Em consequência à desatenção dessa peculiaridade, durante o processo de ensino, observa-se por vezes dificuldades na aprendizagem desse conteúdo em decorrência da dificuldade dos estudantes em interpretar as ações, associadas aos procedimentos lógico matemáticos, realizadas na sistematização dos dados com vistas a quantificação dos fenômenos. De tal maneira a presente pesquisa buscou compreender a implicação de relacionar os níveis de conhecimento químico, na perspectiva de Méheut e Kermen, na compreensão de procedimentos de quantificação e explicações de fenômenos associados a leis ponderais. A pesquisa tem um viés qualitativo e exploratório que buscou analisar uma sequência didática organizada de acordo com os níveis de conhecimento químico proposto por Méheut e Kermen, a saber: Microscópico, Simbólico, Macroscópico e Empírico. Metodologicamente, foi analisado o discurso dos estudantes e sua compreensão do conteúdo, com base nos Níveis de Conhecimento Químico. Como resultados observou-se que a partir dos momentos da sequência os estudantes conseguiam transitar de um nível de conhecimento para outro, destacando representações, cálculos e relações atômica-moleculares, evidenciando dessa forma a presença dos níveis de conhecimento não apenas no momento elaborado especificamente a sua emergência, mas também na promoção de um diálogo entre eles para a interpretação da linguagem química e da compreensão das leis ponderais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Caroline da Silva Alves Maciel.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons