Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59332

Compartilhe esta página

Título: Jogos no ensino da Matemática: o Tangram e suas contribuições para o ensino de conceitos básicos da Geometria Plana.
Autor(es): SOARES, Aline Cirilo
Palavras-chave: Geometria; Aprendizagem; Ensino fundamental II; Tangram
Data do documento: 25-Set-2024
Citação: SOARES, Aline Cirilo. Jogos no ensino da matemática: o Tangram e suas contribuições para o ensino de conceitos básicos da geometria plana. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Matemática - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições do Tangram para o ensino de alguns conceitos básicos da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental II através da sua construção. Tendo os seguintes objetivos específicos: Descrever e apresentar alguns tipos de Tangram; observar o Tangram como recursos didáticos e relacionar o Tangram com o ensino de matemática (geometria) no Ensino Fundamental II. Esta é uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, em que produzimos nossos dados por meio de uma pesquisa de campo, feito em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal, localizada no agreste pernambucano. O estudo foi organizado em três etapas: no primeiro momento explicamos a importância de alguns jogos no ensino da matemática com embasamento teórico da nossa pesquisa, apresentando o tangram como um jogo lúdico e sua importância no ensino da matemática. Depois começamos a construir um tangram utilizando dobraduras, por fim a aplicação de um questionário com questões abertas e de múltiplas escolhas que foi realizado em duplas com 28 alunos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi abordado alguns conceitos básicos da geometria plana, como: ponto, segmento de reta, diagonal, etc. Essas análises podem servir de referência para avaliação e intervenção, ajudando os profissionais a ampliar a forma como registram as observações para que as intervenções possam ajudar a superar erros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59332
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALINE CIRILO SOARES.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons