Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59332

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQueiroz, Simone Moura-
dc.contributor.authorSOARES, Aline Cirilo-
dc.date.accessioned2024-12-29T02:09:17Z-
dc.date.available2024-12-29T02:09:17Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.date.submitted2024-12-27-
dc.identifier.citationSOARES, Aline Cirilo. Jogos no ensino da matemática: o Tangram e suas contribuições para o ensino de conceitos básicos da geometria plana. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Matemática - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59332-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições do Tangram para o ensino de alguns conceitos básicos da geometria plana nos anos finais do ensino fundamental II através da sua construção. Tendo os seguintes objetivos específicos: Descrever e apresentar alguns tipos de Tangram; observar o Tangram como recursos didáticos e relacionar o Tangram com o ensino de matemática (geometria) no Ensino Fundamental II. Esta é uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, em que produzimos nossos dados por meio de uma pesquisa de campo, feito em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal, localizada no agreste pernambucano. O estudo foi organizado em três etapas: no primeiro momento explicamos a importância de alguns jogos no ensino da matemática com embasamento teórico da nossa pesquisa, apresentando o tangram como um jogo lúdico e sua importância no ensino da matemática. Depois começamos a construir um tangram utilizando dobraduras, por fim a aplicação de um questionário com questões abertas e de múltiplas escolhas que foi realizado em duplas com 28 alunos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi abordado alguns conceitos básicos da geometria plana, como: ponto, segmento de reta, diagonal, etc. Essas análises podem servir de referência para avaliação e intervenção, ajudando os profissionais a ampliar a forma como registram as observações para que as intervenções possam ajudar a superar erros.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.titleJogos no ensino da Matemática: o Tangram e suas contribuições para o ensino de conceitos básicos da Geometria Plana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe general aim of this work was to analyze the possible contributions of Tangram to the teaching of some basic concepts of plane geometry in the final years of elementary school II through its construction. Having the following specific aims: describe and present some types of Tangram; to observe Tangram as didactic resource and to relate Tangram with the teaching of mathematics (geometry) in Elementary School II. This is a basic, qualitative and descriptive research, in which we produced our data through a field research, carried out in a class of the 8th grade of Elementary School II, of a municipal school, located in the agreste of Pernambuco. The study was organized in three stages: in the first moment we explained the importance of some games in the teaching of mathematics with the theoretical basis of our research, presenting the tangram as a playful game and its importance in the teaching of mathematics. Then we began to build a tangram using folding, identifying some elements of the plane geometry, finally the application of a questionnaire with open questions and multiple choices that was carried out in pairs with 28 students. During the development of the work, some basic concepts of plane geometry were addressed, such as: point, line segment, diagonal, etc. These analyses can serve as a reference for evaluation and intervention, helping professionals to expand the way they record observations so that interventions can help overcome errors. Key words: Geometry; Apprenticeship; Elementary School II; Tangram.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALINE CIRILO SOARES.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons