Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929
Share on
Title: | O ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Ibura |
Authors: | OLIVEIRA, João Andrade de |
Keywords: | Ensino-Aprendizagem; Operações Fundamentais; O teste de FISHER |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Andrade de Oliveira, João; Benzaquen Sicsu, Abraham. O ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Ibura. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Esta dissertação propõe-se a ser um estudo avaliativo e comparativo do ensinoaprendizagem da Matemática nas 4ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e Estaduais do Recife: estudo de caso do Ibura. O objetivo principal é verificar e analisar as causas do baixo rendimento escolar do ensino-aprendizagem da Matemática das escolas municipais e estaduais. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas, com questionário aplicado aos professores para identificar a proposta de trabalho que está sendo vivenciada em cada sala de aula. Verificou-se, porém, que muitas vezes, essas propostas que fazem o ensino acontecer ainda não estão sendo utilizadas devidamente. Além disso, foi aplicado um teste avaliativo sobre o uso e a aplicação das quatro operações básicas, aos alunos, realizadas em 10 salas de aula das escolas estudadas. Logo, observou-se que muitas vezes a Matemática ensinada é uma arrumação de regras prontas, exigindo em determinados momentos, uma grande quantidade de memorização para armazenar dados, regras, textos e formulários. Mediante essas considerações, aplicou-se o teste de FISHER ao resultado dos valores do Enfoque Pedagógico e identificou-se que os professores ainda utilizam indevidamente as propostas do Ensino-Aprendizagem Tradicional da Matemática, não incorporando totalmente as vantagens da Nova Proposta do ensino Aprendizagem da Matemática. Então, o autor deseja que este trabalho possa contribuir na formação dos Educadores e Educandos e que os conduzam a pensar, refletir, resumir, analisar e aplicar suas sugestões de proposta Ensino-aprendizagem, porém, de modo que possa somar valores a projetos educativos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo7476_1.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License