Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSICSU, Abraham Benzaquenpt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, João Andrade dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:42:30Z
dc.date.available2014-06-12T17:42:30Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationAndrade de Oliveira, João; Benzaquen Sicsu, Abraham. O ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Ibura. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929
dc.description.abstractEsta dissertação propõe-se a ser um estudo avaliativo e comparativo do ensinoaprendizagem da Matemática nas 4ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e Estaduais do Recife: estudo de caso do Ibura. O objetivo principal é verificar e analisar as causas do baixo rendimento escolar do ensino-aprendizagem da Matemática das escolas municipais e estaduais. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas, com questionário aplicado aos professores para identificar a proposta de trabalho que está sendo vivenciada em cada sala de aula. Verificou-se, porém, que muitas vezes, essas propostas que fazem o ensino acontecer ainda não estão sendo utilizadas devidamente. Além disso, foi aplicado um teste avaliativo sobre o uso e a aplicação das quatro operações básicas, aos alunos, realizadas em 10 salas de aula das escolas estudadas. Logo, observou-se que muitas vezes a Matemática ensinada é uma arrumação de regras prontas, exigindo em determinados momentos, uma grande quantidade de memorização para armazenar dados, regras, textos e formulários. Mediante essas considerações, aplicou-se o teste de FISHER ao resultado dos valores do Enfoque Pedagógico e identificou-se que os professores ainda utilizam indevidamente as propostas do Ensino-Aprendizagem Tradicional da Matemática, não incorporando totalmente as vantagens da Nova Proposta do ensino Aprendizagem da Matemática. Então, o autor deseja que este trabalho possa contribuir na formação dos Educadores e Educandos e que os conduzam a pensar, refletir, resumir, analisar e aplicar suas sugestões de proposta Ensino-aprendizagem, porém, de modo que possa somar valores a projetos educativospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectOperações Fundamentaispt_BR
dc.subjectO teste de FISHERpt_BR
dc.titleO ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Iburapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7476_1.pdf1,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons