Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SICSU, Abraham Benzaquen | pt_BR |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, João Andrade de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:42:30Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:42:30Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Andrade de Oliveira, João; Benzaquen Sicsu, Abraham. O ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Ibura. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5929 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe-se a ser um estudo avaliativo e comparativo do ensinoaprendizagem da Matemática nas 4ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e Estaduais do Recife: estudo de caso do Ibura. O objetivo principal é verificar e analisar as causas do baixo rendimento escolar do ensino-aprendizagem da Matemática das escolas municipais e estaduais. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas, com questionário aplicado aos professores para identificar a proposta de trabalho que está sendo vivenciada em cada sala de aula. Verificou-se, porém, que muitas vezes, essas propostas que fazem o ensino acontecer ainda não estão sendo utilizadas devidamente. Além disso, foi aplicado um teste avaliativo sobre o uso e a aplicação das quatro operações básicas, aos alunos, realizadas em 10 salas de aula das escolas estudadas. Logo, observou-se que muitas vezes a Matemática ensinada é uma arrumação de regras prontas, exigindo em determinados momentos, uma grande quantidade de memorização para armazenar dados, regras, textos e formulários. Mediante essas considerações, aplicou-se o teste de FISHER ao resultado dos valores do Enfoque Pedagógico e identificou-se que os professores ainda utilizam indevidamente as propostas do Ensino-Aprendizagem Tradicional da Matemática, não incorporando totalmente as vantagens da Nova Proposta do ensino Aprendizagem da Matemática. Então, o autor deseja que este trabalho possa contribuir na formação dos Educadores e Educandos e que os conduzam a pensar, refletir, resumir, analisar e aplicar suas sugestões de proposta Ensino-aprendizagem, porém, de modo que possa somar valores a projetos educativos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Operações Fundamentais | pt_BR |
dc.subject | O teste de FISHER | pt_BR |
dc.title | O ensino aprendizagem da matemática nas 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas: estudo de caso do Ibura | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7476_1.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons