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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269
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Title: | A influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão. |
Authors: | PIMENTEL, Ana Carolina de Araujo |
Keywords: | tempo de tela; desenvolvimento motor; desenvolvimento de fala; primeira infância |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Citation: | PIMENTEL, Ana Carolina de Araujo. A influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Educacão Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investiga a influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala na primeira infância. Com o advento das tecnologias digitais, crianças têm sido expostas a dispositivos eletrônicos em idades cada vez mais precoces, levantando preocupações sobre os impactos desta exposição em seu desenvolvimento. Através de uma revisão bibliográfica e análise de estudos recentes, este trabalho busca compreender as possíveis consequências do uso excessivo de telas em crianças de 0 a 6 anos e fornece recomendações para pais e educadores. Método: Trata-se de uma revisão literária, onde foi empregada a estratégia PICO para formular a seguinte pergunta norteadora: “Como o tempo de tela influencia o desenvolvimento motor e de fala na primeira infância, e quais são as implicações para a prática educativa e as políticas de saúde pública?". Ademais, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Portal Periódicos CAPES, MEDLINE/PuBMeD, Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Embora haja uma relação entre o tempo de tela e os atrasos no desenvolvimento, não se pode afirmar que o uso de telas seja a causa direta. Há necessidade de estudos longitudinais para esclarecer essas relações de causalidade. Enquanto isso, recomenda-se reduzir o tempo de tela, aumentar a interação entre cuidadores e crianças, e promover atividades físicas para mitigar possíveis efeitos negativos. Conclusão: Embora as evidências sejam consistentes quanto aos efeitos negativos do uso excessivo de telas, deve-se ressaltar que a maioria dos estudos utiliza métodos transversais, o que limita as conclusões sobre a direcionalidade das associações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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