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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAGÃO, Raquel da Silva-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Ana Carolina de Araujo-
dc.date.accessioned2024-12-19T23:02:47Z-
dc.date.available2024-12-19T23:02:47Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2024-12-19-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Ana Carolina de Araujo. A influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Educacão Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59269-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala na primeira infância. Com o advento das tecnologias digitais, crianças têm sido expostas a dispositivos eletrônicos em idades cada vez mais precoces, levantando preocupações sobre os impactos desta exposição em seu desenvolvimento. Através de uma revisão bibliográfica e análise de estudos recentes, este trabalho busca compreender as possíveis consequências do uso excessivo de telas em crianças de 0 a 6 anos e fornece recomendações para pais e educadores. Método: Trata-se de uma revisão literária, onde foi empregada a estratégia PICO para formular a seguinte pergunta norteadora: “Como o tempo de tela influencia o desenvolvimento motor e de fala na primeira infância, e quais são as implicações para a prática educativa e as políticas de saúde pública?". Ademais, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Portal Periódicos CAPES, MEDLINE/PuBMeD, Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Embora haja uma relação entre o tempo de tela e os atrasos no desenvolvimento, não se pode afirmar que o uso de telas seja a causa direta. Há necessidade de estudos longitudinais para esclarecer essas relações de causalidade. Enquanto isso, recomenda-se reduzir o tempo de tela, aumentar a interação entre cuidadores e crianças, e promover atividades físicas para mitigar possíveis efeitos negativos. Conclusão: Embora as evidências sejam consistentes quanto aos efeitos negativos do uso excessivo de telas, deve-se ressaltar que a maioria dos estudos utiliza métodos transversais, o que limita as conclusões sobre a direcionalidade das associações.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttempo de telapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de falapt_BR
dc.subjectprimeira infânciapt_BR
dc.titleA influência do tempo de tela no desenvolvimento motor e de fala em crianças na primeira infância: um estudo de revisão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5273864023412641pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the influence of screen time on motor and speech development in early childhood. With the advent of digital technologies, children are increasingly exposed to electronic devices at younger ages, raising concerns about the impacts of this exposure on their development. Through a literature review and analysis of recent studies, this work aims to understand the potential consequences of excessive screen use in children aged 0 to 6 years and provide recommendations for parents and educators. Method: this is a literature review, using the PICO strategy to formulate the following guiding question: "How does screen time influence motor and speech development in early childhood, and what are the implications for educational practice and public health policy?" In addition, the following databases were used: Portal Periódicos CAPES, MEDLINE/PuBMeD, Scientific Electronic Library Online (SciELO), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Results: Although there is a relationship between screen time and developmental delays, it cannot be said that screen use is the direct cause. There is a need for longitudinal studies to clarify these causal relationships. Meanwhile, it is recommended to reduce screen time, increase interaction between caregivers and children, and promote physical activity to mitigate possible negative effects. Conclusion: Although the evidence is consistent regarding the negative effects of excessive screen use, it should be noted that most studies use cross-sectional methods, which limits conclusions about the directionality of the associations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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